MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de agosto de 2012

Rondônia tem fábrica pioneira na produção de óleo de avestruz


Óleo rico em ômega 3 também é usado na fabricação de cosméticos.
Única no mundo, fábrica em Mirante da Serra investe nas aves.

Flaviane Azambuja Do G1 RO

Avestruzes são criados em fazenda de Mirante da Serra (Foto: José Francisco/Divulgação)Avestruzes são criados em fazenda de Mirante da Serra (Foto: José Francisco/Divulgação)
A cidade de Mirante da Serra, em Rondônia, é conhecida como uma grande produtora de óleo natural de avestruz. A fábrica, inaugurada na cidade em março deste ano, é a única no mundo a produzir o óleo natural. De acordo com José Francisco Cardozo, diretor da indústria, uma tonelada de banha de avestruz - de onde é extraído o óleo rico em ômegas 3,6,7 e 9 - é produzida por mês. Lá, além do óleo, uma linha de cosméticos também foi lançada.

De acordo com o empresário, a criação das aves em Rondônia ainda é pequena, por isso é necessário trazer a matéria prima de outras regiões do país como Nordeste, além de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Foram 10 anos de trabalho artesanal, até que em 2012 o óleo de avestruz recebeu o selo de Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura. “Após anos de luta, já ficou comprovado o valor nutricional agregado ao óleo de avestruz. Para este ano, pesquisas científicas devem começar a ser realizadas em Barretos, SP, para comprovar os benefícios do produto no tratamento de doenças”, explica José Francisco.

Para o produtor, diversos tratamentos nos quais o óleo de avestruz foi incorporado o resultado foi satisfatório. “Isso acontece porque a mescla dos nutrientes encontrados no óleo gera uma série de benefícios à saúde”, explica.
Ácidos graxos e vitaminas

O óleo tem em sua composição, ácidos graxos essenciais, conhecidos como ômegas 3, 6, 7 e 9, além das vitaminas A e E, atestados pela Coordenação de Pesquisa da Universidade Federal do Pará e pelo Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

O óleo natural de avestruz ainda não é exportado. Segundo José Francisco, atualmente o produto é comercializado em cerca de 50% dos estados do país.
Avestruzes produzem óleo com alto teor de ômega 3 (Foto: José Francisco/Divulgação)Avestruzes produzem óleo com alto teor de ômega 3 (Foto: José Francisco/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário