MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Projeto de irrigação garante água a lavouras de assentamento em SE




Água do Rio São Francisco chega até as propriedades por meio de canais.
Projeto beneficia 600 famílias do sertão sergipano.

Do Globo Rural

Agricultores do assentamento Jacaré-Curitiba, em Poço Redondo, no sertão do Sergipe, não foram prejudicados pela seca no Nordeste. As lavouras são irrigadas com água do Rio São Francisco que chega até as propriedades por meio de canais.
A agricultora Maria Auxiliadora Santos é dona de um terreno de 20 hectares no assentamento. Apesar da seca que compromete diversas plantações do Nordeste, a assentada consegue plantar e colher. Há dois anos, ela foi beneficiada por um projeto de irrigação da Codevasf, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
A lavoura de 600 famílias recebe a água do Rio São Francisco, que fica a quatro quilômetros do assentamento. A água é canalizada para um reservatório. Depois, é despejada nos canais e segue até os lotes do assentamento. O sistema de irrigação atende ainda ao município vizinho, Canindé de São Francisco, num total de 2,5 mil hectares.
Com água durante o ano inteiro e orientação técnica da Embrapa, os agricultores podem até investir em novas culturas, como o girassol, além de diminuir os riscos de perdas e aumentar a produtividade das lavouras tradicionais.
A previsão é que o projeto cresça até o fim do ano e que o sistema de irrigação atenda mais 1,5 mil hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário