MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 11 de agosto de 2012

Proibição de pesca amadora em Mato Grosso começa em novembro


Legislação proibe pesca amadora pelos próximos três anos no estado.
Após muita polêmica, deputados e governo decidiram adiar vigência.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Pesca no rio Araguaia é fonte de renda em Nova Xavantina-MT. (Foto: José Medeiros/Secom-MT)Pesca no rio Araguaia é fonte de renda em Nova Xavantina-MT. (Foto: José Medeiros/Secom-MT)
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), sancionou a alteração da Lei 9.794 tratando sobre a pesca amadora em Mato Grosso. O artigo 13 (sobre o início da vigência) ganhou nova redação e a partir de agora passa a valer a medida no dia 5 de novembro, segundo publicação em Diário Oficial do Estado. Desta data em diante a atividade fica proibida pelo período de 3 anos no estado.
A partir desta data, somente será permitido ao portador de carteira de pescador amador praticar o chamado 'pesque e solte', não sendo conferido o direito a cota de transporte e captura.
De acordo com a legislação, somente a partir do quarto ano o pescador fica autorizado a capturar 3 quilos de peixe. A partir do quinto, a cota sobe para cinco quilos. Já a categoria profissional poderá capturar até 100 quilos semanalmente e transportar todo o pescado armazenado acompanhado da Declaração de Pesca Individual (DPI). Anteriormente eram 150 quilos por semana.
As novas definições para a pesca no estado receberam duras críticas da Federação dos Pescadores Profissionais de Mato Grosso. Para o presidente da entidade, Lindemberg Gomes Lima, a medida vai inviabilizar a atividade no estado, e prejudicar especialmente os municípios e empresas que dependem da atividade.
"Inviabiliza a pesca amadora também e o pequeno setor de turismo. Prejudicou tanto a economia dos municípios quanto o comércio que trabalha com a venda de apetrechos", considerou o presidente da entidade.
Durante os próximos três meses, representantes do setor e políticos promoverão debates acerca do assunto. O autor do projeto, o deputado Zeca Viana (PDT), afirma que a Lei foi mal interpretada. Segundo ele, a proibição é para o transporte do pescado. Viana afirma que a essência do projeto será mantida.
"Será obrigatório cumprir o que foi estabelecido na lei. Somente o prazo para o início da proibição que mudou".

Nenhum comentário:

Postar um comentário