MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Plantas medicinais da Amazônia ilustram novos selos dos correios


Selos são homenagem aos 117 anos do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Imagens mostram plantas usadas como anti-inflamatório e até afrodisíaco.

Do G1 PA
A Empresa Brasileiras de Correios e Telégrafos (EBCT) lança na próxima quarta-feira (15), em Belém, selos sobre plantas medicinais do Pará, em homenagem aos 117 anos do Museu Paraense Emílio Goeldi, referência em estudos na área de biologia e meio ambiente na Amazônia. Entre as novas ilustrações de cartas e cartões enviados no país estão a andiroba, a copaíba, a unha-de-gato e a muirapuama. Em cada imagem, plantas que são utilizadas para consumo e tratamento popular de várias doenças.
As espécies selecionadas para os selos têm capacidade antiinflamatória, cicatrizante, antiviral e até afrodisíaca (Foto: Divulgação / Museu Emílio Goeldi)As espécies selecionadas para os selos têm
capacidade anti-inflamatória e até afrodisíaca
(Foto:Divulgação / Museu Emílio Goeldi)
Para Márlia Coelho-Ferreira, coordenadora de Botânica do museu paraense, as espécies escolhidas "estão para a medicina tradicional amazônica, assim como a mandioca (ou a farinha de) está para alimentação da população da região”, compara. As espécies selecionadas têm capacidade anti-inflamatória, cicatrizante, antiviral e até afrodisíaca.
As plantas fitoterápicas da Amazônia são objeto de estudo de pesquisadores do Museu Goeldi há várias décadas. A muirapuama tem reconhecida sua capacidade de combater o estresse e a fadiga, assim como o guaraná e a catuaba. Já a unha-de-gato é usada para dores articulares e musculares. É a única da Amazônia que consta da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS (RENISUS).
Ao todo são quatro selos com tiragem de 75 mil unidades cada. Todo selo emitido tem prazo de comercialização e os da série "Fitoterapia brasileira – Plantas Medicinais Saber Popular" serão vendidos até 31 de dezembro de 2015.
No Pará, plantas e ervas são usadas em receitas populares e vendidas no Ver-o-peso (Foto: Igor Mota / Amazônia Jornal)No Pará, plantas e ervas são usadas em receitas populares e vendidas no Ver-o-peso (Foto: Igor Mota / Amazônia Jornal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário