MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Pesquisadores utilizam planta originária da Índia para limpar água


Projeto é desenvolvido por professores do IFMA de Caxias.
Além da limpeza, folhas da moringa podem ser utilizadas em saladas.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

A primeira edição do JMTV mostrou que professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) em Caxias estudam uma forma de introduzir na região o cultivo de uma planta originária da Índia, para ajudar as pessoas que não têm acesso à água tratada.
Quem não conhecia a semente da moringa teve a oportunidade de conhecê-la na Feira do Produtor Rural de Caxias. A semente já é utilizada em outras regiões do Estado e já foi comprovado que ela ajuda no processo de purificação da água. “Uma questão interessante da moringa é que ela pode ser utilizada, através de um processo químico, haver a floculação das partículas de suspensão da água. Ela vai separar as partículas diferentes em suspensão, de forma que você tenha uma água cristilna, limpa, que você posteriormente possa ferver e consumir naturalmente”, disse Ildervan Nogueira, engenheiro agrônomo do IFMA.
Segundo a química industrial Rosana Cláudia Costa, que trabalha na estação de tratamento de água em Caxias, a moringa pode ajudar pequenas comunidades. “Em escala industrial, não. Mas em pequenas comunidades, sítios, existem várias pesquisas, várias universidades desenvolvendo projetos e estudos com a planta. Em uma água barrenta, as sementes da moringa, quando trituradas, elas fazem um efeito de coagulação. Você deixa decantar e em seguida filtra aquela água e ferve, matando todos os microorganismos e enfim podendo utilizá-la”.
Mas além desta, as folhas também pode sem utilizadas de forma comestível. “Ela tem algumas propriedades importantes, sendo inclusive utilizadas em agricultura familiar. Por ser uma planta com alto teor de ferro e vitaminas do Complexo B, podem ser consumidas. As gestantes e que precisam de alto teor de ferro podem consumi-la em uma salada”, finalizou Ildervan Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário