MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de agosto de 2012

Mutirão de oftalmologia fica lotado e revolta pacientes no ES


O atendimento aconteceu no Hospital das Clínicas, em Vitória.
Um idoso chegou a passar mal, mas foi socorrido.

Tatiana Arruda Do G1 ES

O mutirão de oftalmologia para atender pessoas com diabetes, no Hospital das Clinicas, acabou em confusão após os pacientes enfrentarem muita fila por atendimento, na manhã deste sábado (25), em Vitória. Além da demora, a principal reclamação foi a desorganização do evento. Um idoso chegou a passar mal, mas foi amparado por enfermeiros no local.
Teve gente que vei até de São mateus pra conseguir um exame. O aposentado João Lício Vilela saiu de São Mateus, no Nordeste do estado, às 3h30 da madrugada e ficou irritado com a grande fila. “É o jeito aguentar a demora no atendimento”, disse.
Enquanto o aposentado aguardava, muita gente reclamava. A promotora de eventos Andréia Escobar levou a mãe para fazer o exame e estava indignada com a situação. “É um absurdo terem marcado atendimento para o estado todo em um dia só. No lugar, não tem banheiro para todo mundo. A maioria das pessoas que vieram são diabéticas. Tem gente com casos graves e ninguém sabe se todos serão atendidos”, reclamou Andréia.
O atendimento aconteceu no Hospital das Clínicas em Vitória. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)O atendimento aconteceu no Hospital das Clínicas em Vitória. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
O mutirão é para detectar a retinopatia diabética, uma doença que pode deixar a pessoa cega. Mas, até quem não tem diabetes estava tentando fazer o exame. Como a costureira Ildes Rosas Simões, que veio de Vila Velha com encaminhamento médico e tudo. “Uma agente de saúde disse que era para eu comparecer no mutirão e que iria conseguir fazer minha cirurgia”, disse.
No ano passado, nesse mesmo mutirão, mais de 400 pessoas foram atendidas. O Atendimento deste sábado era exclusivo para pessoas com diabete e não precisava de encaminhamento. Até ás 9h30, 130 pessoas tinham sido atendidas.
Em nota, a direção do hospital informou que foi montada uma estrutura para cerca de 300 pessoas, que foi a média registrada nos outros mutirões. A procura desse ano foi maior que o esperado e a ordem para o atendimento foi feita por chegada.
Segundo o órgão, por ser um mutirão, a direção informou que o acolhimento não tem a mesma qualidade que um antedimento de hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário