MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MST ocupa duas propriedades em Sananduva, no Norte do RS


Segundo a Brigada Militar, ocupação ocorreu sem nenhum incidente.
Sem-terra cobram do governo cumprimento de acordo para assentametos.

Do G1 RS

Cerca de 100 famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam nesta segunda-feira (6) duas propriedades rurais em Sananduva, no Norte do Rio Grande do Sul. As fazendas, uma de 220 e outra de 330 hectares de área, ficam na localidade de Três Pinheiros, na zona rural do município.
Segundo a Brigada Militar, uma das propriedades invadida é a Granja Bela Vista, que já foi alvo de ocupação do movimento em outubro do ano passado. O grupo teria montado acampamento em um galpão usado para guardar implementos e máquinas agrícolas.
As áreas ocupadas estão sendo monitoradas por policiais militares. Ainda conforme a Brigada Militar, o clima é de tranquilidade nas propriedades e até o momento nenhum incidente foi registrado. Até as 17h, a Polícia Civil de Sananduva também não havia recebido queixa dos proprietários das áreas ocupadas.

Os sem-terra cobram dos governos estadual e federal o cumprimento de um acordo firmado em abril do ano passado. Segundo o MST, os governos se comprometeram a realizar o assentamento de famílias na Região Norte do estado, o que até agora não teria ocorrido.
A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do governo gaúcho diz que ainda está negociando, por meio do convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o assentamento de famílias na região. Segundo o secretário-adjunto, Ronaldo Franco de Oliveira, problemas legais atrasaram a desapropriação de uma área prevista para receber os colonos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário