MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de agosto de 2012

Mostra 'Tudo bem' traz trabalhos de franceses à Galeria Janete Costa


Exposição entra em cartaz neste sábado (4) e segue até 12 de agosto.
Michel Gerson, Béatrice Dacher e Laurent Moriceau apresentam obras.

Do G1 PE

Obras são resultado de uma residência artística no Recife (Foto: Ivanildo Francisco)Obra Neuronale representa as culturas afro, portuguesa e indígena em um mapa (Foto: Ivanildo Francisco)
Após uma residência artística no Recife, os franceses Michel Gerson, Béatrice Dacher e Laurent Moriceau, da cidade de Nantes, aportam este sábado (4), na Galeria Janete Costa, no Recife, apresentando a mostra “Tudo bem”, cujos trabalhos inspiram-se na cultura nordestina, nas confissões e desejos mais profundos de várias pessoas pelo mundo e até em críticas às redes sociais. Os espaço abre às 14h, e a exposição segue em cartaz até 12 de agosto. As visitações são gratuitas.

Composta por um mapa repleto de textos e desenhos dispostos no piso da galeria, a obra “Neuronale”, de Michel Gerson, apresenta o resultado da imersão cultural que o artista realizou nas tradições nordestinas. Em seus traços, Gerson busca abordar a memória, as raízes e as identidades brasileiras, com características da cultura indígena, africana e portuguesa. Na sua pesquisa, o artista partiu dos livros de Gilberto Freyre, “Terras do açúcar” (1956) e “Senhores e escravos” (1952), editados na França.

Trabalhos de Béatrice Dacher iniciaram no Japão (Foto: Ivanildo Francisco)Trabalhos de Béatrice Dacher iniciaram no Japão
(Foto: Ivanildo Francisco)
Enquanto isso, Béatrice Dacher expõe seu trabalho em fitas. A obra é resultado de uma pesquisa realizada no centro no Recife, mais precisamente no bairro de São José e nas proximidades do Pátio de São Pedro. Foi passeando por esses locais que Béatrice ofereceu uma fita a várias pessoas, para que estas escrevessem com tinta preta as suas confidências. Intitulado “Vida privada”, o projeto teve início em julho de 2010, no Japão, e já passou pela França, Países Baixos e Itália. O objetivo é reunir o maior número de sentimentos, confidências, desejos e segredos de homens e mulheres em diversos lugares e culturas, que depois devem se unir em um círculo de fitas.
O terceiro trabalho, “Anywhere, anyone, anytime” (Não importa onde, quem ou como), do artista Laurent Moriceau, também busca explorar novos espaços e plataformas. Nele, Moriceau busca criar um fluxo de imagens e textos, difundidos em uma rede indiscernível, que deve apresentar o negativo das redes sociais. Na obra, o artista aborda a questão da liberdade de expressão permitida pelas mesmas redes sociais, colocando o telefone celular como meio criativo.

O horário de visitação é de quarta a sexta-feira, das 12h às 20h. Aos sábados e domingos das 10h às 20h. Escolas e outras instituições que quiserem fazer visitas agendadas podem reservá-las para as quartas e sextas-feiras, das 10h às 12h. A Galeria Janete Costa fica no Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana.

Serviço
Exposição “Tudo bem” – Obras de Michel Gerson, Béatrice Dacher e Laurent Moriceau
Abertura: Sábado (4), a partir das 14h
Visitações: Quarta a sexta, das 12h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 20h
Quarta a sexta, das 10h às 12h, reservado para visitas agendadas
Galeria Janete Costa – Parque Dona Lindu, Avenida Boa Viagem
Informações: 3355.9832

Nenhum comentário:

Postar um comentário