MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de agosto de 2012

Moradores de rua são atendidos em centro especializado em Porto Velho


Mais de 100 pessoas foram atendidas em um ano de funcionamento.
O centro para população de rua funciona 24 horas por dia.

Do G1 RO

O Centro Pop funciona 24 horas por dia (Foto: Vanessa Vasconcelos/Divulgação)O Centro Pop funciona 24 horas por dia (Foto: Vanessa Vasconcelos/Divulgação)
Com o objetivo principal de resgatar a cidadania de moradores de rua, o Centro Especializado para População de Rua (Centro Pop), em Porto Velho, já atendeu, em quase um ano de funcionamento, cerca de 160 pessoas, entre elas dependentes químicos, pessoas com problemas psiquiátricos e migrantes desempregados.
Todo o trabalho começa com a abordagem social, feita por educadores e assistentes sociais, que vão até os locais onde essas pessoas costumam ficar e apresentam o projeto aos moradores de rua, que são convidados a acompanhar a equipe até o centro.
Segundo a diretora, Rose Silva, muitas vezes os moradores apresentam certa resistência durante abordagem, pois muitos têm problemas com a justiça e temem que os educadores sejam, na verdade, agentes da polícia. “Por isso, buscamos fazer essa visita com a mesma equipe, para que eles os reconheçam e acabem criando um vínculo de confiança”, explica a diretora. Há também os que buscam o centro por conta própria, classificado como demanda espontânea, que chega a uma média de cinco pessoas por semana.
Há dormitórios que funcionam de forma rotativa  (Foto: Vanessa Vasconcelos/Divulgação)Há dormitórios que funcionam de forma rotativa
(Foto: Vanessa Vasconcelos/Divulgação)
Atendimento
Já no centro, os moradores são cadastrados e passam por uma triagem, onde é verificada a condição física e psicológica de cada um. Recebem materiais de higiene pessoal e roupas limpas, além das refeições, que são quatro diariamente, sendo café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. O dormitório funciona de forma rotativa, reservado aos primeiros que chegarem entre às 17h e 19h.
Rose conta que a grande maioria apresenta algum problema de saúde, sendo, então, acompanhados por um educador até o centro de saúde Oswaldo Piana, onde recebem atendimento preferencial, através de parceria que foi firmada também com o Shopping Cidadão, onde é refeita toda a documentação dos que não possuem, inclusive em casos de migrantes, onde é necessário fazer contato junto a cartórios das cidades de origem.
O principal problema, que afeta 99% dos moradores de rua atendidos, é a dependência química. No caso dos idosos a dependência é ao álcool. No caso dos doentes mentais, eles são encaminhados ao Pronto Socorro João Paulo II para tratamento. O trabalho de reaproximação junto a família também é realizado. “Essa é a parte mais difícil, pois na maioria dos casos, a família já está saturada e não tem condições de dar os cuidados necessários”, conta Rose.
Muitos moradores de rua vão até o centro somente para se alimentar e fazer a higienização pessoal, e voltam aos seus trabalhos na rua, geralmente cuidando de carros, diz a diretora. Há também os que retornam diariamente, inclusive para dormir, e permanecem nessa condição por cerca de dois meses, até conseguir um lugar próprio para morar. “Temos o caso de um morador que era de uma cidade do Nordeste, após algum tempo aqui, resolveu mandar uma carta para o antigo endereço da família, que entrou em contato e, por coincidência, um dos irmãos estava na cidade, trabalhando em uma das usinas do Rio Madeira. Hoje ele e o irmão moram juntos, num local próprio”, conta Rose, que finaliza: “nesse quase um ano, pelo menos 3% das pessoas que atendemos, conseguiram se recuperar dessa situação, parece pouco, mas pra nós é uma grande vitória”.
O Centro Pop funciona 24 horas por dia, conta com uma equipe de 14 educadores sociais, um assistente social e dois psicólogos. O projeto é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O centro fica na avenida Prudente de Moraes, 1899, no bairro Areal e está aberto a qualquer tipo de doação, especialmente de roupas masculinas, e também roupas íntima. Otelefone de contato é o (69) 3901 1363 ou 0800 647 1311.

Nenhum comentário:

Postar um comentário