MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 11 de agosto de 2012

Metas de conteúdo local eram irreais, diz Agência Nacional do Petróleo


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
São Paulo - A postura agressiva de algumas empresas participantes de rodadas de licitação de áreas de exploração de petróleo e gás explica a previsão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de aplicar uma série de multas ao setor a partir do final deste ano. Parte das penalizações teria origem em metas irreais propostas durante as rodadas 7 a 10, realizadas entre 2005 e 2008, segundo o chefe da Coordenadoria de Conteúdo Local da agência, Marcelo Mafra.

Foi o que aconteceu com a oferta de sondas de exploração. Apesar de não haver produção local do equipamento, empresas chegaram a oferecer meta de conteúdo local de 40% a 50%. "A meta mínima exigida era de 10%, o que poderia ser alcançado com contratos de serviço. Mas um número de 50% é bastante difícil", diz o representante da ANP.

O porcentual, aparentemente improvável de ser alcançado, foi proposto pelas participantes das rodadas de licitação, processo no qual a taxa de conteúdo local era um dos fatores que determinam o vencedor da disputa. Entre a sétima e a décima rodadas, a taxa de conteúdo local respondeu por 20% da "nota" que estabelecia o vencedor. Os outros 80% eram originados no bônus de assinatura oferecido pelas empresas (valor a ser pago em dinheiro pela concessão do direito de exploração do bloco) e pelos programas exploratórios mínimos (PEM) apresentados.

Diante dos números discrepantes entre a taxa mínima exigida pela ANP e os valores oferecidos pelas empresas participantes dos certames, Mafra acredita ser pouco provável a concessão de "perdão" a essas empresas pelo descumprimento da meta de conteúdo local. "É difícil analisar um waiver de algo que ficou 5 vezes acima do valor mínimo", destacou o representante da ANP, a um plateia de empresários do setor, que acompanhavam o Fórum de Executivos de Conteúdo Local organizado pela Conceito Seminários nesta sexta-feira.

O waiver é a concessão pela ANP de um aval às empresas que não venham a cumprir a meta de conteúdo local. Esse "perdão", contudo, só é obtido mediante a apresentação de informações que justifiquem a impossibilidade de a empresa alcançar a meta.

Pela manhã, Mafra destacou que a partir do final deste ano a ANP iniciará a fiscalização quanto ao cumprimento das metas de conteúdo local das rodadas 7, 9 e 10 de licitações - a 8º rodada foi suspensa por decisão judicial. Atualmente, a taxa de conteúdo local está entre 25% e 30%, abaixo do nível mínimo de 55% exigido pela ANP. Com base nesses dados, coletados trimestralmente pela agência, Mafra prevê a aplicação de "multas em série" ao longo dos próximos anos, conforme se encerrem os prazos de exploração e desenvolvimento dos participantes das rodadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário