MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Médico em Manaus alerta para os riscos das cirurgias plásticas


Mulheres entre 30 e 45 anos são principais consumidoras em Manaus.
'Escolher o cirurgião corretamente é essencial', afirmou especialista.

Tiago Melo Do G1 AM

Brasil é recordista mundial em número de cirurgias plásticas (Foto: Reprodução/TV TEM)Mercado de cirurgias plástica cresce no Amazonas
(Foto: Reprodução/TV TEM)
Na procura por um corpo que se molde à perfeição, homens e mulheres, jovens e idosos, recorrem cada vez mais às cirurgias plásticas estéticas como a abdominoplastia, mamaplastia, lipoaspiração, lipoescultura, gluteoplastia, lifting de braços e coxas, redução de estômago, entre outras, para alcançar os objetivos estéticos desejados.

A reportagem do G1 conversou com o cirurgião plástico, e membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Dr. Renato Gallo para saber mais sobre as precauções a serem tomadas, os riscos e valores que envolvem um procedimento cirúrgico estético.

Sobre as precauções que devem ser tomadas antes e depois da realização de uma cirurgia plástica, Dr. Renato afirmou que a escolha do cirurgião é essencial e imprescindível, sendo uma das precauções mais importantes a serem levadas em conta. " Hoje, com a ferramenta da internet à disposição, é possível fazer uma ampla pesquisa sobre o cirurgião, sua formação e seu credenciamento. Conversar com outros pacientes que já foram tratados pelo médico em questão também é muito importante e sempre desconfiar de preços muito baixos. Já no pós-operatório, quando a escolha do médico foi bem feita e acertada, basta seguir as orientações dadas pelo cirurgião para não comprometer e até otimizar os resultados obtidos na cirurgia".

Na foto, cinco tipos de próteses mamárias exibida em evento realizado em São Paulo. Categoria teme desabastecimento. (Foto: Camila Neumam/G1)Cirurgia para colocação de silicone é um das mais requisitadas em Manaus (Foto: Camila Neumam/G1)
Segundo o cirurgião plástico, o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica oferece um local de pesquisa, através do nome do cirurgião, que permite ao usuário saber se o médico é realmente um cirurgião plástico credenciado à SBCP. "Isso é fundamental para que o paciente esteja sob os cuidados de um profissional que recebeu treinamento por, pelo menos, 11 anos", afirmou o médico.

Contudo, o médico adverte: "para qualquer tipo de cirurgia há restrições". Para saber se uma pessoa está apta a ser submetida a um procedimento cirúrgico, seja ele estético ou não, é necessária a avaliação clínica do cirurgião durante a consulta e os exames pré-operatórios. "Sempre solicito a avaliação de outros dois profissionais médicos: do cardiologista, que faz a avaliação do risco cirúrgico, e do anestesista, que faz uma consulta pré-anestésica", disse o cirurgião.
Por mais competente e habilidoso que um cirurgião plástico possa vir a ser, sempre haverá, segundo Dr. Renato Gallo, o paciente insatisfeito com o resultados obtido, então dá-se início a um novo processo de avaliação e diagnóstico. "De primeira, precisa ficar esclarecido se a insatisfação do cliente deve-se ao procedimento médico mal realizado ou trata-se de uma exigência excessiva e inatingível por parte do paciente que, às vezes, cria uma expectativa irreal acerca do resultado", comentou.

O cirurgião ainda afirmou que o mais importante é que sempre haja uma boa comunicação entre paciente e profissional, de maneira que o médico possa sempre proporcionar o melhor ao paciente. "É essencial também que os próprios cirurgiões conheçam seus limites", completou o cirurgião.

Quando questionado sobre as tragédias que são cada vez mais comuns dentro do meio médico cirúrgico, o Dr. Renato Galo é da opinião que os conselhos regionais e federais de medicina deveriam orientar as pessoas acerca dos riscos de se submeter a qualquer procedimento cirúrgico.

"Há riscos extremos em se submeter a uma cirurgia com profissionais não habilitados a desenvolver a função específica. Nossa legislação permite que qualquer médico formado (diploma após 6 anos de faculdade) realize qualquer tipo de procedimento mesmo não sendo especialista. Esses tipos de cirurgias deveriam ser restritas a profissionais devidamente treinados e deveriam ser impostas punições severas ao exercício indevido da mesma", afirmou indignado.
Mercado de cirurgias plásticas e o futuro
Mutirão da cirurgia plástica opera 36 moradores de graça (Foto: Reprodução EPTV)Médico alertou para perigos das cirurgias estéticas
(Foto: Reprodução EPTV)
Para o médico especialista, atualmente, há uma grande divulgação e facilidade de acesso à cirurgia plástica no Brasil. "É difícil estabelecer perfis. Na minha prática, as mulheres com idade entre 30 e 45 anos que já tiveram uma ou mais gestações são as que mais procuram os serviços da cirurgia plástica. Mas isso pode variar bastante de cirurgião para cirurgião e de clínica para clínica", afirmou Dr. Renato. De acordo com o ele, das cirurgias realizadas em sua clínica, a mamaplastia de aumento com prótese de silicone e a lipoaspiração são as mais procuradas.
Quando questionado sobre os valores, o cirurgião afirmou que nunca fez dois orçamentos iguais para um mesmo tipo de cirurgia. "Os valores investidos variam bastante, pois cada caso merece uma avaliação individualizada de cada caso. Diversos aspectos devem ser considerados, como o nível de dificuldade, exigências da paciente, tipo de anestesia, período de internação e recuperação", informou.
O cirurgião ainda informou que, em geral, as cirurgias de correção de 'orelha de abano' são as mais baratas. Enquanto que cirurgias combinadas, onde há necessidade de internação e maior tempo de recuperação são as mais caras.
Sobre o futuro da profissão, o Dr. Renato Gallo diz acreditar que "com a conscientização e divulgação em massa dos cuidados na escolha do profissional e com alterações simples na legislação médica brasileira, poderíamos alcançar um novo patamar de segurança dentro da prática da Cirurgia plástica no Brasil, podendo dar aos pacientes a satisfação e a qualidade de vida que buscam quando resolvem se submeter a uma cirurgia estética".

Nenhum comentário:

Postar um comentário