MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Instituto Histórico e Geográfico de SE comemora centenário


Instituição cerca de 50 mil volumes entre livros e periódicos.
Acervo conta a história do estado em diferentes épocas.

Flávio Antunes Do G1 SE

O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe comemora nessa segunda-feira (06), 100 anos de criação. Chamado carinhosamente de ‘A casa de Sergipe’, o instituto possui um grande acervo que conta a história do estado em várias épocas desde a sua inauguração.
O prédio que fica localizado na Rua de Itabaianinha, centro de Aracaju, foi tombado em 2007, como Patrimônio Histórico Estadual. Idealizada pelo Sociólogo, Florentino Teles de Menezes, essa foi a segunda sede, com criação no ano de 2012.
O instituto foi criado com o intuito de zelar pela memória do Estado. Na sede são preservados livros de diferentes épocas, obras de arte, documentos e objetos históricos.
“O acervo do instituto vem sendo constituído há um século e esse é um acervo que está distribuído nas unidades básicas desta casa através do seu arquivo, da sua biblioteca, museu e na sua pinacoteca”, explica Samuel Albuquerque, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.
Na pinacoteca existem quadros pintados a óleo com personalidades que de alguma maneira contribuíram para Sergipe. A exemplo do jornalista, escritor, advogado e político, Clodomir Silva. O cenário é decorado com móveis rústicos. Já no acervo é possível conhecer obras históricas.
O acervo é composto por cerca de 50 mil volumes entre livros e periódicos, sendo a maior parte com a história de Sergipe e composto em sua maior parte por doações. O instituto também é composto por jornais do século 19 e 20, sendo em sua maioria digitalizada e disponível nos sistema da instituição.
O museu do instituto, Galdino Bicho, traz verdadeiros testemunhos históricos, com aramas, objetos bélicos do exército, peças coloniais e pré-históricas
O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe fica aberto ao público de segunda-feira à sexta-feira, das 20h as 12h e das 14h as 18h. Nos sábados das 9h as 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário