MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de agosto de 2012

Honda lidera crescimento de vendas com redução de imposto


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
São Paulo - A Honda foi a montadora que mais ampliou as vendas desde que o benefício de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis entrou em vigor. A média de vendas da montadora japonesa no bimestre de junho e julho, com o benefício em vigor, subiu 81,7% em relação à média mensal de janeiro a maio deste ano, quando não havia a redução. O número de emplacamentos passou de 6.975 nos primeiros cinco meses do ano para 12.673 em junho e julho.

O levantamento foi feito pela reportagem com base nos dados mensais de vendas da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A liderança da Honda se mantém se considerados no levantamento os dados relativos a vendas na primeira quinzena de agosto. Do dia 1.º ao dia 15 de agosto (últimos números divulgados pela Fenabrave) a Honda vendeu 5.621 automóveis. Comparado com as primeiras quinzenas de janeiro a maio, o aumento dos licenciamentos foi de 68,78%.

De acordo com o consultor sênior da consultoria Carcon Automotive Julian Semple, as vendas da Honda foram alavancadas por dois modelos, o sedã Civic e o utilitário esportivo CR-V. Ambos tiveram atualizações no final do ano passado, mas a disponibilidade dos veículos nas concessionárias só atingiu níveis compatíveis com a demanda na época próxima ao anúncio do IPI reduzido para a indústria automotiva. "Não houve disponibilidade do modelo novo do Civic logo após o lançamento", diz. "As vendas começaram a subir a partir do final de fevereiro e começo de março, mas a produção foi normalizada mais para a frente, já perto do IPI", afirma.

As dez montadoras líderes de vendas no Brasil tiveram aumento dos emplacamentos no período com benefício do IPI. Depois da Honda, a Peugeot foi a que apresentou maior crescimento. De janeiro a maio, a empresa francesa vendeu em média 4.520 automóveis. Em junho e julho, 6.803, uma alta de 50,48%.

Entre o grupo das chamadas quatro grandes montadoras, a Fiat teve o melhor desempenho nesta mesma base de comparação. O crescimento na média de vendas mensal foi de 48,93%. Os aumentos da Volkswagen e da Ford ficaram próximos ao registrado pela montadora italiana: respectivamente, 45,66% e 44,89%. A General Motors não aproveitou tão bem o período se comparada às rivais, crescendo 23,53%, o pior resultado entre as dez montadoras.

Procurada, a assessoria da GM informou que vai esperar os dados do fechamento de agosto para comentar o desempenho durante a validade do IPI reduzido. O prazo da redução da alíquota, instituída pelo decreto nº 7.725, termina na sexta-feira que vem, dia 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário