MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de agosto de 2012

Homem engorda 2 quilos comendo melancia e vence concurso em RO


Festa realizada no distrito de Nazaré homenageia fonte de renda da região.
Ganhador teve que concorrer contra um único oponente, o filho.

Larissa Matarésio Do G1 RO
Homem engorda mais de dois quilos comendo melancia em concurso de 'Maior Comedor' (Foto: Shara Alencar/GLOBOESPORTE.COM)Homem engorda mais de dois quilos comendo melancia em concurso de 'Maior Comedor' (Foto: Shara Alencar/GLOBOESPORTE.COM)
A 6ª Festa da Melancia realizada em Nazaré, distrito de Porto Velho, elegeu no sábado (4) o maior comedor de melancia da região. O produtor Edinaldo Viana da Costa, o vencedor do concurso, com regras próprias, ganhou pela quinta vez o prêmio de "comilão". Desde pequeno comia muita melancia, por esse motivo é conhecido como gordo. Após a comilança, Edinaldo engordou 2,25 quilos.
A tradicional festividade que acontece em homenagem a maior fonte de renda do distrito, a plantação de melancia, reúne centenas de pessoas da capital e de outros distritos próximos à Nazaré. Alguns dos participantes mais ativos da festa são da comunidade de Curicacas, distante 15 minutos de voadeira (tipo de embarcação) do distrito de Nazaré.
Pai e filho concorreram no concurso de 'Maior Comedor de Melancia' em Nazaré (RO) (Foto: Shara Alencar/GLOBOESPORTE.COM)Pai e filho concorreram no concurso de 'Maior Comedor de Melancia'
em Nazaré (RO) (Foto: Shara Alencar/GLOBOESPORTE.COM)
O "comilão" Edinaldo Viana da Costa ganhou pela quinta vez o prêmio de 'Maior Comedor de Melancia' da região. "Todos os anos venho para a  festa disputar o primeiro lugar. Eu adoro melancia. Como todos os dias e não me enjôo", conta o vencedor que é da comunidade de Curicacas.
As regras da competição são simples. Antes de começarem a comer, os concorrentes são pesados em uma balança e a massa corporal é registrada. Dado o sinal, os vorazes competidores têm até três minutos para comer o máximo de melancia que aguentarem. Após o tempo limite, os competidores são pesados novamente e quem tiver ganhado mais peso é o grande vencedor.
O vencedor, Edinaldo, recebeu o prêmio de R$ 300. "Agora é só pegar meu dinheiro e dividir com o meu adversário", explica ele que teve como único concorrente o próprio filho.
Ivonaldo passa por pesagem antes da competição (Foto: Shara Alencar/GLOBOESPORTE.COM)Ivonaldo passa por pesagem antes da competição
(Foto: Shara Alencar/GLOBOESPORTE.COM)
Empate
Apesar da velocidade em que os participantes comeram a fruta, na primeira rodada de melancia houve empate. Para o desempate, a prorrogação durou mais um minuto.
Na primeira pesagem Edinaldo estava com 76,4 quilos, na segunda ele subiu para 78 e na pesagem final, terminou com 78,65 quilos.
O filho pesava inicialmente 64,9 quilos, depois passou para 66,5 e perdeu a competição com 66,6 quilos.
Tudo em família
O filho do vencedor do concurso, Ivonaldo Viana da Costa competiu pela primeira vez. "Sempre vi meu pai competindo e também fiquei com vontade. Eu gosto muito de melancia, então me preparei em casa para poder ganhar dele. Mas não foi dessa vez", diz sorrindo com a certeza de que o prêmio também será dele.
Vestidos com camisetas da mesma cor, o filho garante que não foi combinado, mas Edinaldo conta que fez de propósito. "Eu sabia que ele estaria com uma camiseta vermelha, por isso vim igual. Somos uma equipe", conta.

A festa

Realizada pelo sexto ano consecutivo, a Festa da Melancia no distrito de Nazaré possui uma extensa programação. As festividades duram dois dias e premia, além do 'Maior Comedor', o 'Melhor Doce' (feito de melancia), a 'Rainha da Melancia', a fruta mais pesada e o vencedor da competição de arremesso de melancia.
A festa é em homenagem a maior fonte de renda da comunidade, o plantio de melancia. Das 160 famílias que moram no local, pelo menos 20 delas vivem da colheita da fruta, segundo o administrador do distrito, Pedro Bastos. Todos os anos a festividade é organizada pelos próprios moradores da região, esse ano contou com apoio da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e da Prefeitura de Porto Velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário