MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Greve nas instituições federais afeta mais de 60 mil estudantes na Bahia


Aulas na UFBA, UFRB, IFBA e IF Baiano permanecem paralisadas na Bahia.
Calendário de reposição e matrículas serão definidos após fim das greves.

Do G1 BA

estudantes ufba (Foto: Jairo Gonçalves/G1)Movimento estudantil da Ufba também decretou greve
(Foto: Jairo Gonçalves/G1)
Pelo menos 62 mil estudantes são afetados pela greve dos professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), que dura mais de cem dias no estado.
Na Ufba, a paralisação foi deflagrada no dia 29 de maio e, segundo o professor Miguel Accioly, representante do comando de greve, nem todas as faculdades aderiram ao movimento na fase inicial. Ele conta que mesmo que alguns professores tenham concluído o conteúdo programado para suas disciplinas, as aulas não chegaram a ser encerradas, porque as notas inseridas no sistema acadêmico ainda podem ser modificadas.
“Como professor, não posso fechar o semestre porque o sistema está aberto. Eu posso lançar as notas no sistema, mas eu não encerro. Isso foi definido pelo conselho universitário. É uma garantia do direito de greve do estudante”, explica Miguel Accioly.
A Ufba afirma que as aulas do primeiro semestre estavam previstas para terminar no dia 15 de julho e o início do segundo semestre estava marcado para 15 de agosto. Como a greve continua, ainda não foi definido quando serão realizados o retorno às aulas, o período de reposição do calendário acadêmico e a matrícula para o segundo semestre.
No dia 27 de julho, a Ufba divulgou que a data de inscrição para o vestibular 2013 foi transferida de 4 de agosto a 2 de setembro de 2012 para de 11 de setembro a 9 de outubro. A universidade também vai reabrir o prazo para a entrega da documentação comprobatória do pedido de isenção de taxa para o período de 20 a 31 de agosto. As datas de realização das provas da 2ª fase do vestibular 2013 estão mantidas entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2013.
UFRB
Segundo o comando de greve dos professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),  a adesão à paralisação iniciada no dia 21 de maio é considerada total nos 39 cursos de graduação, divididos entre os campi de Amargosa, Cruz das Almas, Cachoeira e Santo Antônio de Jesus, cidades do interior da Bahia. Com a continuidade da greve, as aulas dos estudantes que cursam o primeiro semestre, que estavam previstas para acabar no dia 4 de agosto, ainda não têm data definida para encerramento.
De acordo com a assessoria de comunicação da URFB, a definição em relação à reposição de aulas será realizada assim que a greve acabar. Como a instituição utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso, a paralisação dos docentes não irá alterar o processo seletivo.
IFBA e IF Baiano
O Instituto Federal da Bahia (IFBA) mantém atividades paralisadas no estado desde o dia 13 de junho. Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Bahia (Sinasefe), somente as unidades do IFBA instaladas nos municípios de Jacobina, Uruçuca, Eunápolis e Itapetinga, das 20 existentes em toda a Bahia, não aderiram a greve dos professores e servidores técnico-administrativos. O Sinasefe informou também que já há previsão para que as aulas comecem a ser repostas em janeiro, fevereiro e março de 2013.
As inscrições para o processo seletivo 2013, do IFBA, acontecem até o dia 23 de setembro, mesmo com a greve. No entanto, o Instituto informou que as inscrições em disciplinas para os cursos da educação superior e as matrículas dos cursos de regime semestral foram reprogramadas. A data ainda não foi definida em razão da greve.
Como há diversas unidades do IFBA na Bahia, muitas deles possuem autonomia para definir calendário próprio, de acordo com o Instituto. Em Salvador, o fim do primeiro semestre para os cursos superiores estava previsto para acontecer no dia 10 de agosto, com reinício das aulas no mesmo mês.
Os professores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) também iniciaram a paralisação no dia 13 de junho. O G1 não conseguiu contato para verificar a situação do reinício das aulas na unidade de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário