MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Gramado se prepara para virar a capital do cinema no país até o dia 18


Um dos maiores festivais do cinema brasileiro começa nesta sexta-feira.
Artistas ainda não chegaram, mas movimento já é intenso na cidade.

Márcio Luiz Do G1 RS, em Gramado
Palácio dos Festivais (Foto: Márcio Luiz/G1)Palácio dos Festivais recebe os últimos ajustes antes da abertura do festival (Foto: Márcio Luiz/G1)
A um dia início da 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado, o movimento já é intenso na cidade da Serra do Rio Grande do Sul. Tanto de turistas quanto de organizadores, que correm para acertar os últimos detalhes antes da abertura oficial, marcada para as 17h de sexta (10), na Rua Coberta. O evento segue até o dia 18.
Na tarde desta quinta-feira (9), dezenas de operários trabalhavam no Palácio dos Festivais, onde ocorre a exibição dos filmes e também a cerimônia de premiação. Acertavam detalhes como limpeza, acabamento e a colocação do material de divulgação dos patrocinadores, entre outros.
O palco do festival é o mesmo das edições de anos anteriores, mas passou por reformas. O Cine Embaixador, onde ocorrerão as projeções, recebeu novas poltronas, mais confortáveis, além de revestimento acústicos nas paredes, forro e piso. Também foram feitas melhorias na climatização e para a acessibilidade de deficientes físicos.
Tapete Vermelho, Gramado (Foto: Márcio Luiz/G1)Tapete vermelho está à espera das estrelas do
festival (Foto: Márcio Luiz/G1)
Já o tapete vermelho por onde passarão diretores, atores, convidados e celebridades em geral está pronto. Pela manhã, funcionários ajustaram os mais de 100 metros de carpete na Rua Coberta, entre a Sociedade Recreio Gramadense, sede de debates e eventos paralelos, e o palácio.
Os turistas já ocupam boa parte dos leitos de hotéis. Eles vêm de vários cantos do Brasil: paulistas, catarinenses, pernambucanos, potiguares, entre outros. O casal de mineiros Urbano e Luciana Almeida, de Belo Horizonte, chegou nesta quinta-feira (09) e se disse encantado com a beleza de Gramado. Só estranharam o calor de 20ºC, atípico para a época. “A mala veia cheia de roupa de inverno, mas com pouca coisa de verão”, diz Luciana.
Protagonistas da festa, os artistas devem desembarcar na serra gaúcha a partir de sexta-feira (10). Já confirmaram presença os cineastas Fernando Meirelles e Arnaldo Jabor, além do argentino Juan José Campanella. A atriz Eva Wilma, que será homenageada durante o festival, já chegou. Também virão Maria Flor e Juliano Cazarré, que atuam em “360”, filme de Meirelles que abre o festival e ainda tem no elenco Anthony Hopkins, Jude Law e Rachel Weisz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário