MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 11 de agosto de 2012

Funai e Força Nacional devem voltar à aldeia indígena após ataque em MS


Ataque à aldeia Arroio Korá foi na madrugada de sexta-feira (10), diz Funai.
Índio, que teria sido baleado, desapareceu e ainda não foi encontrado.

Tatiane Queiroz e Silvia Frias Do G1 MS com informações da TV Morena
Comente agora
Representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Força Nacional de Segurança devem retornar, na segunda-feira (13), à aldeia onde índios da etnia guarani-kaiowá foram atacados por um grupo de pistoleiros na madrugada de sexta-feira (10), após ocupar parte de uma fazenda em Paranhos, a 477 km de Campo Grande.
Segundo relatos de lideranças indígenas, cerca de 400 índios estavam na aldeia no momento do ataque, três pessoas teriam sido baleadas e um deles não foi mais localizado após o tiroteio. A assessoria Polícia Federal confirmou o ataque e enviou uma equipe de três policiais na noite de sexta para acompanhar uma servidora da Funai até local. O grupo foi buscar informações sobre a situação, mas devido ao clima de tensão deixou o local.
Segundo informações da Funai, a terra indígena Arroio Korá foi demarcada e homologada pelo governo federal em 2009. Na época, os proprietários da fazenda entraram com uma ação judicial contestando a decisão.
Ainda segundo informações da Funai, uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a continuidade do processo de homologação até o julgamento do mérito.
“Os índios estão esperando para entrar na terra há mais de três anos. Essa demora tem motivado os conflitos nessa área”, afirmou ao G1 o coordenador da Funai em Ponta Porã, Silvio Raimundo da Silva. Ele afirmou ainda que a área homologada pelo governo federal é de aproximadamente 7 mil hectares.
O índio desaparecido se chama Eduardo Pires e ainda não foi encontrado. Segundo informações da assessoria de imprensa da Funai não tem informação se há, entre os baleados, crianças e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário