MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de agosto de 2012

Franco reitera que Paraguai usará toda a sua energia de Itaipu


Ele disse que energia não será usada 'da noite para o dia'.
Mas, assim que houver sistema de distribuição, usarão o máximo possível.

Da France Presse

O presidente do Paraguai, Federico Franco, reiterou nesta sexta-feira (10) em uma entrevista coletiva à imprensa que seu país utilizará toda a energia elétrica que corresponde ao seu país das hidrelétricas binacionais Itaipu e Yacyretá, que compartilha com Brasil e Argentina respectivamente.
"Esta decisão não tem volta. Somos donos de 50% da energia em Itaipu e Yacyretá. Não vamos usar nossas 10 turbinas em Itaipu da noite para o dia, mas vamos preparar o envio dessa energia para os polos de desenvolvimento", disse o chefe de Estado em uma entrevista coletiva à imprensa, segundo informaram a France Presse e o jornal paraguaio ABC Color.
Na quarta, o presidente do Paraguai havia dito que o país não pretende continuar a "ceder" energia ao Brasil e à Argentina, países dos quais é sócio nas hidrelétricas de Itaipu e Yacyretá, respectivamente. O discurso estava publicado na página do governo paraguaio.
Segundo notícia na página da hidrelétrica de Yacyretá, Franco falou sobre a utilização dos recursos energéticos do país, especialmente dos excedentes que o país tem e que, uma vez que se tenha o sistemas de distribuição, o "Paraguai poderá utilizar no maior volume possível sua energia elétrica, que soberanamente pertence ao país".
O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, em imagem de arquivo (Foto: AFP)O presidente do Paraguai, Federico Franco
(Foto: AFP)
Itaipu tem 14.000 megawatts de potência instalada e é considerada uma das maiores do mundo ao lado da chinesa Três Gargantas. Yacyretá produz 3.500 megawatts.
De toda a produção da usina, 90% é consumida por Brasil e Argentina, que suspenderam o Paraguai como sócio pleno do Mercosul em reação à destituição do presidente Fernando Lugo no dia 22 de junho.
Segundo o jornal ABC Color, Franco anunciou que o governo fará alianças com indústrias que queiram investir no país para que se possa usar a energia das hidrelétricas binacionais e gerar trabalho para evitar que mais paraguaios migrem em busca de trabalho.
Brasil
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro, por meio de seu porta-voz, Tovar Nunes, afirmou que Brasil e Paraguai são cogestores de Itaipu e que o diálogo em relação à usina “é muito bom, direto e fluido”. O Itamaraty não comentou as declarações de Federico Franco, mas negou que sua posse à frente do Paraguai afete as negociações com Itaipu.
“Mesmo com todas as oscilações, nunca se deixou de produzir conjuntamente nenhum quilowatt de energia. É um relacionamento histórico, muito fluido, muito bom. Há um grande entendimento, por isso vamos continuar com esse espírito do acordo, que é dos anos 70”, informou o porta-voz.
Valor da energia
O governo Lugo conseguiu triplicar o valor pago pelo Brasil pela eletricidade de Itaipu. Um acordo também foi fechado para a construção de uma linha de transmissão entre Itaipu e Assunção, para que o país utilize mais da energia a que tem direito na usina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário