MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de agosto de 2012

Feira agropecuária agita Paragominas, nordeste do Pará


Evento tradicional é realizado há 46 anos. Festa atrai investidores e gera empregos na cidade

G1 PA

Vitrines de Paragominas expõem os modelos preferidos de quem visita a Feira Agropecuária. (Foto: Reprodução/TV Liberal)Vitrines de Paragominas expõem os modelos preferidos de quem visita a Feira Agropecuária. (Foto: Reprodução/TV Liberal)
Os tratadores de animais acordam cedo para mais um dia de trabalho. Vestem as roupas tradicionais de peão, cinto e botas. Todas são marcas registradas dos "caubóis".
Depois de preparados, começa o serviço nas baias, onde dormem os animais. Lá, quanto mais nobre for o gado, mais mimado ele será. É o caso da raça nelore: de primeira linhagem, fazem parte da elite bovina, e por isso recebem tratamento especial: banho duas vezes ao dia, alimentação balanceada, água fresqueinha e muito carinho.
Genes Santos é tratador de animais, e trabalha bastante antes das competições. "Entendo tudo quando a história é garantir um tratamento VIP para o gado", explica Santos. Os animais foram trazidos para Paragominas, nordeste do Pará, para participarem de leilões de gado. A atividade chega a movimentar R$ 3 milhões para a economia da cidade.
Para participar dos julgamentos, os animais são avaliados pela linhagem. "É preciso ter a certificação brasileira de criadores carimbada no corpo", explica Rodolfo Nunes, técnico veterinário da Associação Brasileira de Criadores de Zebu.
Evento tradicional atrai visitantes e gera oportunidades de negócios

A feira agropecuária de Paragominas é uma das maiores do Pará. O evento movimenta o agronegócio local há 46 anos. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Paragominas, Lúcio Costa, em 2012 a feira deve gerar mais de 1.800 empregos diretos indiretos, alcançando a marca de R$ 23 milhões de reais em negócios para a economia da cidade.
O clima de rodeio também chega até as vitrines da cidade, e o comércio aproveita para faturar. "Basta olhar para as lojas e perceber que a feira já faz parte do calendário dos paragominenses", comenta a lojista Marisa Dalmaso.
Mas quem mais aproveita o evento são os peões, que contam com a sorte e a força para se destacar nas competições. "Me preparo o ano inteiro para estar aqui", afirma o peão Raimundo Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário