MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de agosto de 2012

Especialista alerta sobre problemas cardíacos e como combatê-los, no AM


Fatores de risco são classificados como modificáveis e não-modificáveis.
Atividades como corrida e dança contribuem para a saúde do coração.

Tiago Melo Do G1 AM

Coração SLP 1 (Foto: SLP / BBC)Colesterol alto, obesidade e estresse são fatores de
risco para o coração (Foto: SLP / BBC)
Colesterol alto, obesidade, estresse e sedentarismo são alguns dos fatores de risco que comprometem o bom funcionamento do coração. No entanto, eles se encaixam em fatores chamados modificáveis, ou seja, que ainda podem ser mudados. A reportagem do G1 conversou com o médico cardiologista e intensivista, Dr. Anfremon D'Amazonas Monteiro Neto, sobre os problemas coronários mais comuns, como preveni-los, quais fatores contribuem para o mau funcionamento do coração e como combatê-los.

De acordo com o cardiologista, a doença coronária mais comum é a Aterosclerose, ou seja "um processo inflamatório que ocorre nas artérias, leva a formação de placas de gordura e diminui gradualmente o diâmetro delas. Esta é a via comum das doenças coronarianas. A inflamação pode levar a uma diminuição do fluxo sanguíneo para o coração, como nos casos de Angina ou até mesmo a interrupção total deste fluxo, como o Infarto Agudo do Miocárdio".
Fatores de Risco Clássicos
Modificáveis Não-Modificáveis
Tabagismo Idade
Diabetes Sexo
Hipertensão e Estresse Histórico Familiar
 Para evitar tais problemas, o controle de fatores de risco, principalmente os modificáveis, é o mais recomendado. "Atitudes como parar de fumar, controlar o diabetes, manter a pressão arterial em níveis normais, realizar atividade física de maneira regular e fazer uma dieta balanceada com baixo índice de gorduras saturadas são essenciais", recomendou.
Ainda segundo o médico, para se obter o benefício cardiovascular a atividade física deve ser aeróbica. Dessa forma, controla-se melhor a pressão arterial e as taxas de gordura no sangue, reduzindo vários fatores de risco. "A corrida traz benefícios para a saúde cardiovascular, mas não é aplicável a todas as pessoas. A caminhada é uma forma mais segura e abrangente de obter o mesmo benefício. Outras atividades como natação, hidroginástica e dança também contribuem para a saúde do coração e devem ser estimuladas", informou.
O médico também adverte pessoas que já possuem problemas no coração. Ele afirma que elas devem ter cuidado extra com a saúde e com os exercícios praticados. "O ideal é que qualquer pessoa, antes de iniciar qualquer atividade física, faça uma avaliação com um cardiologista para detectar precocemente eventuais problemas. Não é incomum descobrirmos patologias cardíacas congênitas em indivíduos já adultos, por ocasião de um mal estar sentido durante uma atividade recém iniciada", concluiu.
Run For Fun Manaus
Aos interessados em levar uma vida saudável e longe das doenças coronárias, o grupo 'Run For Fun Manaus' oferece um estilo de vida alternativo, onde exercícios físicos e aeróbicos fazem parte da rotina dos participantes. Segundo o fundador do grupo, o educador físico Alan D'Angelo, de 39 anos, o 'Run For Fun' ajuda a melhorar a qualidade de vida dos integrantes e promove o aperfeiçoamento físico do corpo, além de relaxar a mente e aumentar o círculo de amigos.
Grupo de corrida que se reúne doze vezes ao mês, em Manaus (Foto: Divulgação/RunforFun)Grupo de corrida se reúne doze vezes ao mês em Manaus (Foto: Divulgação/RunforFun)
A equipe foi fundada em 11 de junho de 2011 e surgiu a partir de um desejo do fundador em criar uma turma de corrida. "Os amigos que sabiam do meu sonho me incentivaram a fundar o grupo pois acreditavam no sucesso dele. O 'Run For Fun Manaus' foi fundado com o objetivo de proporcionar um estilo de vida mais saudável aos participantes. Hoje em dia, após uma ano e dois meses de funcionamento, ele conta com mais de 110 integrantes", contou.

Para fazer parte desta equipe, basta ir a um dos encontros semanais que acontecem todas as terças e quintas, às 19h30, no Centro Social Urbano (CSU), localizado no bairro Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus, ou aos domingos, às 7h, na Praia da Ponta Negra, Zona Oeste da cidade. "Para se inscrever é preciso comparecer a um dos nossos treinos, preencher o formulário e pagar uma taxa de R$ 50. Ela é mensal e dá direito a uma camisa, doze treinos, à carteira do grupo, avaliação física e acompanhamento de nutricionista", informou o fundador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário