MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Escolas municipais de Manaus serão pontos de coleta seletiva


480 escolas municipais vão receber projeto da Semulsp.
Atualmente, em Manaus há seis pontos de coleta seletiva do lixo.

Adneison Severiano Do G1 AM

Coleta seletiva ainda é desconhecida da população (Foto: Flaviane Azambuja/G1)Coleta seletiva será implatanda em colégios de Manaus
(Foto: Flaviane Azambuja/G1)
O Programa de Coleta Seletiva do Lixo da capital do Amazonas implantado em 2005 pela Prefeitura de Manaus está sendo expandido. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), por meio da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), pretende transformar as escolas rede municipal em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos para reciclagem.
Através do Cedolp, a Semulsp prevê a implantação da coleta seletiva em todas 480 escolas municipais. A expansão do Sistema de Coleta Seletiva teve início na Zona Leste, onde 67 unidades escolares já receberam as palestras educativas para as crianças e professores e, semanalmente, o carro da coleta seletiva passa para recolher o lixo que será encaminhado para reciclagem.
A meta da Semulsp para a etapa deste ano do programa consiste na implantação da coleta seletiva e transformação em PEVs em todas as escolas municipais da Zona Norte de Manaus. De acordo com a pasta, nas unidades educacionais já integrantes do programa, os estudantes são engajados no processo de separação do lixo (papel, papelão, vidro, metal e plástico) e do lixo molhado (restos orgânicos, embalagens engorduradas, lixo do banheiro).
“No dia em que o carro coletor for passar na escola, eles levam os resíduos recicláveis para o prédio. Colocam nos recipientes corretos. Este resíduo é limpo. Ele não pode conter restos orgânicos. Não apodrece e nem fede. Então pode ficar lá, esperando, sem prejudicar ou agredir a natureza”, informou a secretaria.
Segundo a Semulsp, outras modificações serão feitas no programa de Coleta Seletiva da cidade, a partir da reformulação do sistema de limpeza pública de Manaus, com a abertura de uma nova licitação para empresas operarem a coleta e destinação final de resíduos na cidade. Isso inclui a ampliação da coleta seletiva e da quantidade de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Porém, o edital ainda não foi lançado, portanto as quantidades ainda não foram definidas.
PEVs
Atualmente, a Prefeitura de Manaus oferece à população sete Pontos de entrega Voluntária da coleta seletiva do lixo: um no bairro Aleixo (Zona Leste), um PEV na Cidade Nova (Zona Norte), outra no hipermercado Makro (Centro), um no Japiim (Zona Sul) e um PEV no Dom Pedro (Zona Centro-Oeste). Além dos pontos de recebimento situados nos Parques do Mindu e Bilhares (Zona Centro-Sul).
Desde junho deste ano, em parceria com as associações de catadores de resíduos sólidos, gerentes dos Pontos de Entrega Voluntária da coleta seletiva, além do recebimento do lixo, o óleo de cozinha passou a ser coletado. A medida visa reduzir a poluição dos igarapés pelo descarte incorreto do resíduo, para onde a maioria das águas servidas das residências em Manaus é encaminhada.
Conscientização
Coleta Seletiva ganha força nas escolas municipais de Manaus (Foto: Divulgação)Coleta Seletiva ganha força nas escolas municipais de Manaus (Foto: Divulgação)
Para incentivar a população da capital no engajamento do trabalho da coleta seletiva, em 2010, a Semulsp criou a Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública cuja atuação se concentra na educação ambiental da população. Conforme a secretaria, o departamento atua com os catadores e os cidadãos, objetivando mudanças de comportamento em relação à geração de resíduos.
Atualmente, formada por aproximadamente 80 membros, vindos de duas oriundos de duas empresas que prestam serviços de coleta de resíduos domiciliares e de bolsistas do programa Bolsa Universidade, a comissão tem como um de suas missões sensibilizar a população para a necessidade de realizar a coleta seletiva.
De acordo com a Semulsp. os membros da comissão visitam um bairro, um centro comercial, um órgão ou instituição, geralmente atendendo solicitação e levam para o grupo as mensagens, panfletos da coleta seletiva e da proteção do meio ambiente.
“A Cedolp concentrou sua linha de atuação mais forte na Zona Leste de Manaus, durante todo o ano de 2011. Porém, também atuou de maneira sistemática em bairros onde foram identificados problemas crônicos como lixeiras viciadas, falta de observação dos horários da coleta e descarte irregular de resíduos. A área da Feira da Manaus Moderna, por exemplo, tem um trabalho permanente de conscientização, organizado pela Comissão. No local, comerciantes, transeuntes, moradores, trabalhadores e consumidores são abordados e toda a mensagem da coleta seletiva é reforçada para que eles possam assimilar e praticar a ideia de reduzir a quantidade de lixo gerada em cada residência, comércio e indústria”, enfatizou a Secretaria Municipal de Limpeza Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário