MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Escola com pior Ideb do país divide espaço com mercadinho em Salvador


Escola Estadual 29 de Março recebeu média de 0,1 em análise do MEC.
Dados sobre educação básica foram divulgados nesta terça-feira (14).

Egi Santana Do G1 BA

Escola 29 de Março (Foto: Egi Santana/G1)Não há fachada que identifique prédio da escola sobre estabelecimentos comerciais (Foto: Egi Santana/G1)
Situada no bairro de Jardim Santo Inácio, em Salvador, a Escola Estadual 29 de Março recebeu a média 0,1 no índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), divulgado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC). A nota é a pior do Brasil na comparação com outras 30.841 escolas em análise referente à 8ª série do ensino fundamental.
Após tomar conhecimento dos dados, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou por meio de nota que ocorreu um erro do órgão estadual na migração de dados para o sistema do Ministério da Educação, o que gerou um indicador que não corresponde com o real. "A pontuação do Colégio Estadual 29 de Março, em Salvador, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é 2,4, ao contrário do que aparece no resultado do Ideb 2011. O erro foi relativo ao indicador de rendimento, que aparece com o índice de 0,03, quando o correto é 0,50", diz a nota.
O Ministério da Educação foi procurado pelo G1 e deve se pronunciar sobre o caso.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo MEC para medir a qualidade no ensino básico. Ele é feito a cada dois anos e chega à quarta edição. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Nas três edições anteriores do Ideb (2005, 2007 e 2009), a Escola 29 de Março obteve notas 2; 1,6; e 2,2, respectivamente. Diante dos resultados apresentados, a projeção feita pelo Ministério da Educação (MEC) para a nota da escola neste ano era de 2,6.
A escola que obteve melhor desempenho na Bahia foi o Colégio Militar de Salvador (CMS), instituição pública federal, ocupando a sexta colocação nacional, com nota 7,2.
Escola 29 de Março (Foto: Egi Santana/G1)Portão de entrada da Escola Estadual 29 de Março
(Foto: Egi Santana/G1)
A Escola 29 de Março divide espaço com um centro comercial do bairro, onde funcionam três mercadinhos e uma farmácia. A entrada dos estudantes é feita por um portão lateral e há salas no andar superior aos estabelecimentos comerciais.
Não há indicação, placa ou letreiro informando que trata-se de uma unidade escolar. O G1 não foi autorizado a entrar na escola.
Uma mãe de aluno, que preferiu não ser identificada, disse que pensa em tirar o seu filho da escola por conta do "mau comportamento" dos estudantes.
“Eles são muito bagunceiros no geral. Vejo isso quando levo e pego meu filho. Apesar de não ter nada contra o ensino, que me parece que está sendo bem aplicado, não sei o que acontece para que haja tanta bagunça por parte dos alunos de lá”, opina a mãe.
Escola 29 de Março (Foto: Egi Santana/G1)Escola 29 de Março funciona em Jardim Santo Inácio, em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário