MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Embrapa lança variedade de tomate cereja mais resistente às pragas


Fruto é resistente a muitas pragas, principalmente o nematoide.
Tomate é testado em fazendas de São Paulo.

Do Globo Rural
Agricultores de São Paulo testam uma nova variedade de tomate cereja desenvolvida pela Embrapa. O fruto é mais resistente às pragas e tem um sabor bem doce.
O tomate pequeno e arredondado foi desenvolvido por uma empresa de sementes em parceria com a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a partir da polinização cruzada de plantas.
A pesquisa na Embrapa Hortaliças, no Distrito Federal, começou há oito anos. O agrônomo Leonardo Boat desenvolveu a variedade de tomate BRS Iracema, que significa lábios de mel. É uma linhagem com alto teor de açúcar. “No final, tivemos um material que conseguia combinar elevada produção, doçura, ácidos adequados e a substância que dá a cor vermelha ao tomate”, diz.
Há 30 dias, a Embrapa lançou as sementes do tomate cereja comercialmente. A variedade, considerada uma das mais doces, é resistente a muitas pragas, principalmente o nematoide.
A área plantada ainda está sendo testada na fazenda de Adamantina, no oeste de São Paulo. A resistência da planta e o bom preço do tomatinho, que está sendo vendido por cerca de R$ 5 o quilo, pode servir de incentivo aos outros produtores. O produtor pode adquirir meio milheiro de sementes por R$ 340 e não há limite de compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário