MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 11 de agosto de 2012

Em PE, papagaios são devolvidos a donos que os criavam há 30 anos


Animais tinham sido apreendidos pela Polícia Federal há cerca de 2 meses.
Procuradoria do Ibama afirmou que vai recorrer da decisão.

Do G1 PE
 Um casal de papagaios que passou cerca de dois meses afastado da família que os criava há 30 anos foi devolvido aos antigos donos, esta semana. Os animais, que estavam na sede do Ibama, na Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte, Zona Norte do Recife, são criados pela família de José Valdiael de Lima, empresário de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, como mostra o NETV 1ª Edição deste sábado (11).
Eles foram apreendidos pela Polícia Federal em junho e trazidos para a capital do estado. O empresário falou que a separação foi difícil, e que todos da família ficaram tristes com a partida do casal Dominique e Tico: “Meu menino de 15 anos até adoeceu, teve que ir ao médico, por causa dos papagaios”.
De acordo com José de Lima, os papagaios pertenciam à mãe dele. André Fonseca, advogado da família, entrou com uma ação na Justiça, e conseguiu uma decisão provisória para que os animais fossem devolvidos aos antigos donos. “Eles possuem essas aves desde a vigência da Lei 5197, de 1967. E na vigência dessa lei não era crime ter animal silvestre em casa. A nova lei veio para modificar essa possibilidade, mas ela não pode retroagir para trazer prejuízos”, comentou Fonseca.

No momento do reencontro, foi possível perceber que os animais também sentiram a falta dos donos, e responderam ao chamado assim que ouviram a voz do empresário. “Estou muito contente, vai haver uma festa da família, para comemorar tudo isso, quando eles chegarem”, comentou, emocionado.

No entanto, a procuradora-chefe do Ibama em Pernambuco, Verônica Belfort, rebate os argumentos do advogado da família: “Existe uma lei desde 1967 que proíbe a captura desses animais silvestres, e que determina que o estado brasileiro é o dono de todos esses animais. Acredito que há um equívoco, e por isso, a procuradoria vai recorrer da decisão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário