MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Donos de antiquários confessam furto de escultura valiosa, diz polícia


"Deus Grego Juno", esculpida no século 18, foi roubada de jardim na Bahia.
Obra foi recuperada nesta quarta-feira (8) após denúncia de testemunhas.

Do G1 BA
"Deus Grego Juno" Cachoeira Bahia (Foto: Divulgação/PC)Escultura que pesa 10 kg teria sido vendida por
R$ 3,5 mil (Foto: Divulgação/PC)
Três donos de antiquários foram enquadrados em um inquérito policial que investiga o furto da escultura portuguesa "Deus Grego Juno", do século 18, retirado no dia 21 de março do jardim do Hospital São João de Deus, que pertence à Santa Casa da Misericórdia de Cachoeira, situada no recôncavo da Bahia.
A peça, que segundo a investigação tem valor "incalculável", foi localizada nesta quarta-feira (8) pelo delegado André de Oliveira Alves, em posse de dois dos suspeitos - um casal -, dentro de um carro modelo Siena, perto na cidade de Santo Antônio de Jesus, na mesma região.
A dupla foi observada por testemunhas transportando a peça de cerca de 90 centímetro e 10 kg, e, ao ser abordada pela polícia, confessou o roubo. A obra, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi esculpida em louça de Macau na cidade de Porto.
À polícia, o casal disse ter vendido a obra por R$ 3,5 mil a uma mulher, dona de um outro antiquário, localizado no bairro Rio Vermelho, em Salvador. De acordo com a polícia, procurada, a mulher que comprou a obra disse, inicialmente, tê-la vendida para um colecionador em São Paulo.
O casal vai responder por furto e a mulher por crime de receptação. Todos estão em liberdade até finalização do inquérito policial. A polícia apura a participação de uma quarta pessoa no crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário