MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Com decisão da Justiça no RS, bebê é transferido de avião a leito de UTI


Criança de três meses tinha suspeita de pneumonia e coqueluche.
Sem leito em UTI em Pelotas, destino do menino foi Ijuí, distante 500 km.

Do G1 RS

Um bebê de três meses obteve na Justiça o direito de ser transferido de cidade para ser internado em uma UTI neonatal no Rio Grande do Sul. Internado no domingo (5) no Hospital de Pronto Socorro de Pelotas com suspeita de pneumonia, o menino também foi diagnosticado com coqueluche após seu estado de saúde piorar na segunda (6). Para o tratamento, ele precisaria ser deslocado para a UTI, com vaga apenas em Ijuí, no Noroeste, distante cerca de 500 quilômetros. A transferência foi viabilizada por intervenção judicial, conforme mostra a reportagem do Jornal do Almoço (veja no vídeo).
Pelo estado frágil de saúde do bebê, os médicos do hospital de Pelotas desaconselharam o transporte em uma ambulância. A família pediu socorro ao Conselho Tutelar, que recorreu à Justiça. O Judiciário, por sua vez, determinou que a transferência fosse feita em um avião, com a conta paga pela prefeitura do município.
A mãe Eliane de Souza e o bebê foram para o aeroporto de Pelotas por volta das 2h30 desta quinta-feira (9) para aguardar o embarque. Às 6h, já no Hospital de Caridade de Ijuí, a sensação era de alívio, apesar da preocupação. "Agora estou mais tranquila, aqui tem mais recursos. Tenho fé. Ontem estava preocupada, achei que ele não aguentaria a viagem, mas graças a Deus ele veio tranquilo", relatou a mãe.
O bebê passa por uma bateria de exames, mas ainda inspira cuidados. "Ele está respirando por aparelhos, está com uma sonda para urinar, toma tranquilizante, remédios", acrescentou Eliane. O tempo de internação ainda é indefinido. "Que bom que o paciente conseguiu ser transportado logo. Agora estamos tomando todos os cuidados para a melhora dele", disse a enfermeira Angélica Cembranel.
O Conselho Tutelar de Ijuí dá suporte à família, que não tem condições de pagar hospedagem durante o tempo em que precisará permanecer em Ijuí para o tratamento do filho. "A gente vai dar o suporte para que essa mãe fique em uma pousada. O esposo também vem, e eles terão apoio", afirmou a conselheira tutelar Luciana Albrecht. O Hospital de Caridade de Ijuí tem seis leitos na UTI Neonatal e quatro na pediátrica, e recebe pacientes de todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário