MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cadela dá à luz 17 filhotes em Vila Velha, no ES


Todas as crias são saudáveis e sobreviveram.
O veterinário Anderson Borsoi explicou que o caso de Lilica é raro.

Gabriela Ribeti Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
17 cachorros (Foto: Reprodução/TV Gazeta)17 filhotes de Lilica (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Uma cadela vira-lata adotada por uma empresária de Ponta da Fruta, em Vila Velha, na região Metropolitana do Espírito Santo, pariu 17 filhotes. Lilica tem um ano e meio e deu sua primeira cria há aproximadamente 15 dias. Todos os filhotes sobreviveram. De acordo com o veterinário, todas as crias são saudáveis.

Segundo a empresária Nazaré Souza Campos, dona de Lilica, a cadela é um orgulho. "Minha manicure achou a Lilica na rua e me deu para adoção. Aos seis meses, ela teve uma infecção cutânea, mas ficou curada e agora deu essa grande ninhada. Ela é a mãe do ano, amamenta todos os filhotes, não abandonou nenhum. É um verdadeiro orgulho para nós", disse.
Nazaré disse que não poderá ficar com todos os animais, pois já tem outros quatro machos em casa. "Falo emocionada, porque não gostaria de doar. Apesar de ter espaço suficiente, não tenho condições financeiras para cuidar de todos. O telefone não para de tocar, já apareceu muita gente para adotar os filhotes, mas se pergunta a raça, eu não dou. Quem gosta mesmo, não escolhe por raça, pega para cuidar por amor ao animal", destacou Nazaré.
O veterinário Anderson Borsoi explicou que o caso de Lilica é raro. "O normal para uma cadela de grande porte é ter de oito a dez filhotes. Nesses casos, é necessário fazer um rodízio na hora em que os filhotes mamam, para que os maiores não prejudiquem os animais menores. Ainda pelo número de crias, é recomendável que a cadela receba cuidados, se alimente com uma ração de qualidade, pois está produzindo bastante leite", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário