MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Balanço indica aumento de casos de amarelão em pomares de SP


Essa é uma das principais doenças da citricultura.
Mais de 234 milhões de plantas foram inspecionadas no estado.

Do Globo Rural

O balanço dos relatórios de monitoramento das lavouras, divulgado pela Defesa Agropecuária de São Paulo, aponta para o avanço do amarelão. Também chamada de greening em inglês, a doença é uma das principais da citricultura.
O relatório geral apontou que no estado mais de 234 milhões de plantas foram inspecionadas. Quase 14 milhões foram erradicadas, sendo 3,2 milhões por causa do amarelão. Na região de Araraquara, onde a doença foi diagnosticada em 2004, foram arrancados 2,1% dos pés.
O Ministério da Agricultura determina que todo citricultor entregue um relatório, a cada seis meses, com o resultado de duas inspeções feitas no pomar, mesmo se as plantas não estiverem infectadas. A partir dos dados é possível criar estratégias para ajudar o produtor no combate ao amarelão, que deixa os frutos deformados e as folhas com manchas amareladas.
O Fundecitrus faz um levantamento anual sobre a doença em talhões e em plantas. Nos dois casos houve aumento da incidência do amarelão. Campanhas educativas e ações no campo são realizadas com frequência, mas ainda é preciso mais conscientização e manejo regional.
O amarelão é causado por uma bactéria transmitida por um inseto chamado psilídeo. O relatório aponta ainda que quase 1,5 milhão de pés de laranja foram replantados no estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário