MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Venda de veículos importados cai 21,6% no 1º semestre, diz Abeiva


No período, foram emplacadas 70,9 mil unidades.
Associação diz que, em junho, queda foi de 41% frente a maio.

Luciana de Oliveira Do G1, em São Paulo
jac motors j3 (Foto: Divulgação)Chinês JAC J3 foi o mais emplacado entre
modelos das associadas (Foto: Divulgação)
As vendas de veículos importados caíram 21,6% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2011, informou nesta terça-feira (10) a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), que reúne as marcas que não possuem fábrica no Brasil.
Segundo essas empresas, a queda foi reflexo do aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que começou a valer em dezembro passado para os carros importados de fora do Mercosul e do México, e da alta do dólar.
De janeiro a junho deste ano foram emplacados 70.969 veículos importados contra 90.518 no primeiro semestre de 2011. O presidente da Abeiva, Flavio Padovan, diz que as importadoras continuam esperando que o governo reduza o IPI ou que seja criada uma cota para a importação desses veículos. "Que seja uma cota fixa para cada marca, ou baseada nas vendas de 2011, ou nas de 2012, ou em uma média dos 2 anos... O que vier, estamos pegando", afirma. "As empresas estão acumulando prejuízo na esperança de que atitudes de bom senso sejam tomadas."
As empresas estão acumulando prejuízo na esperança de que atitudes de bom senso sejam tomadas"
Flavio Padovan, presidente da Abeiva
Segundo Padovan, o aumento do IPI levou a uma alta de 43% a 55% no preço dos carros importados. O impacto foi sentido principalmente entre abril e junho, já que no início do ano algumas marcas conseguiram manter preços de antes da elevação do IPI porque tinham estoque.
Na comparação mensal, a associação fechou junho com 11.201 unidades vendidas, um número 9,6% menor que o de maio e 41,4% inferior ao do mesmo mês de 2011. "A situação é grave", resumiu o executivo, voltando a falar da possibilidade de algumas marcas deixarem de fazer negócio no Brasil. "Sair é fácil, voltar é mais difícil", afirmou, sem citar nomes.
EmpregosPadovan, também presidente da Jaguar Land Rover no Brasil, afirma que a queda nas vendas já se reflexou no corte de vagas nesse segmento, estimando cerca de 10 mil postos a menos. Segundo ele, as importadoras também deverão fechar lojas, levando a associação a terminar o ano com um número menor de concessionárias do que no fim de 2011. Naquela ocasião, eram 802. Até junho, esse total subiu para 902, mas em cima de planejamentos que já estavam em curso ao longo do ano passado, diz a Abeiva.
O aumento no IPI para os importados ocorreu porque o governo diz ter visto a necessidade de proteger a indústria automobilística nacional. A Abeiva reclama que, no entanto, a maioria das importações é feita por empresas instaladas no Brasil. A participação de mercado das associadas caiu de 5,53% no primeiro semestre de 2011 para 4,35% no mesmo período de 2012.
Ranking de marcas
Das 29 marcas associadas, 17 registraram resultado negativo no percentual de vendas do 1º semestre na comparação com o mesmo período de 2011 (veja o top 10 ao fim da reportagem). A sul-coreana Kia continua liderando, com 22.062 carros emplacados entre janeiro e junho -porém, o total é pouco mais da metade do que foi vendido pela marca nos 6 primeiros meses de 2011: 40.660. Assim, ela amarga uma queda de 45,7% nas vendas nesse período.
A segunda colocada, a chinesa JAC Motors, porém, alcançou alta de 19,9% nas vendas do 1º semestre (10.268 unidades), na comparação com o ano passado (8.565), mas há que se considerar que ela chegou ao Brasil apenas em março de 2011. É da JAC o carro mais emplacado no semestre entre os modelos das associadas, o hatch J3. Em junho, no entanto, as vendas da chinesa caíram 1% sobre maio e 41,7% na comparação com 1 ano atrás.
A terceira que mais vendeu, a também chinesa Chery, saiu no positivo neste primeiro semestre, com alta de 28,9% nas vendas. Em junho, porém, registrou queda de 17,3% sobre maio e 44,2% em relação ao mesmo mês de 2011.
A Audi, que na última segunda-feira (9) divulgou alta de 12% nas vendas globais no 1º semestre, caiu 6,2% no Brasil (1.939 unidades). Sua principal rival, a BMW, teve queda ainda mais acentuada nos emplacamentos no país, de 28,7% (3.636). A Porche registrou baixa de 63,6%.
Entre marcas que aumentaram suas vendas estão a Ferrari (25%), Lamborghini (33%), Suzuki (6,2%), Chrysler (8%) e Land Rover (24,3%).
Fazem parte da Abeiva as marcas Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Changan, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Haffei, Ferrari, Hafei Motor, Haima, JAC Motors, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia, Lamborghini, Land Rover, Lifan, Maserati, Mazda, Mini, Porsche, Rolls Royce, Ssangyong, Suzuki e Volvo.
Veja as 10 marcas que mais venderam no 1º semestre de 2012 e o resultado na comparação com o mesmo período do ano passado:
1º Kia: 22.062 unidades (-45,7%)
2º JAC Motors: 10.268 (+19,9%)
3º Chery: 9.109 (+28,9%)
4º Land Rover: 4.073 (+24,3%)
5º BMW: 3.636 (-28,7%)
6º Suzuki: 3.326 (+6,2%)
Hafei: 3.140 (-12,6%)
8º Effa Hafei: 2.796 (-36,5%)
9º Audi: 1.939 (-6,2%)
10º Dodge: 1.849 (58,8%)

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