Concessionária de telefonia afirma que há queda de demanda por orelhões.
Oi disponibiliza central de atendimento para reparos de telefones públicos.
Vandalismo atinge grande parte dos orelhões do Amazonas (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
Com o crescimento de adeptos a telefones celulares, diminui a quantidade de pessoas que depende do serviço de telefonia pública. Em novembro do ano passado, o Amazonas apresentou quase 83 mil novas linhas de celulares. O resultado da concorrência trouxe descaso, depredação e abandono dos telefones públicos do Estado.“O problema é que, quando a gente precisa de um ‘orelhão’, nunca tem. E quando há algum perto, não está funcionando. Uma vez não estava com celular e precisava ligar”, disse o contador João Toledano, morador da Zona Centro-Oeste da capital.
De acordo com a Oi, cerca de 20% dos aparelhos telefônicos públicos do Amazonas foram danificados por atos de vandalismo nos primeiros seis meses de 2012. Ainda segundo a concessionária, 90% dos telefones que apresentam defeitos são em virtude de atos de vandalismo. Danos em leitores de cartões, monofone, teclado, pichações e colagem indevida de propaganda fazem parte desta estatística.
90% dos telefones públicos que apresentam defeitos são em virtude de atos de vandalismo (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
Para consertar um orelhão vandalizado são necessários R$ 140. Um valor bem maior do que pode se gastar para pichar um aparelho. “E quando a gente até tem telefone público por perto e não consegue achar local para comprar os cartões com os créditos para os orelhões?”, indagou um morador da Zona Centro-Sul, que não quis ser identificado.A Oi confirmou a baixa procura pelos cartões. De acordo com a empresa, há registros de queda de aproximadamente 40% ao ano no consumo de créditos para orelhões entre 2007 e 2011, o que representa a redução de 85% em todos o período. Os grandes centros urbanos apresentam uma crescente falta de demanda para o serviço de telefonia pública, segundo a concessionária.
Reparos
Quem faz parte da demanda do telefone público do Amazonas pode enviar uma solicitação de reparo para a central de atendimento da Oi por meio do número 10331. A chamada faz parte de um programa permanente de manutenção e a reparação de danos atende ao cumprimento do padrão de qualidade estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
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