MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Umidade favorece aparecimento de doenças nos parreirais de Jales, SP


Produtores estão tendo muito trabalho para evitar prejuízos.
Umidade aumentou nos últimos dias por causa do excesso de chuva.

Do Globo Rural
É observando bem os cachos que Nilson Smarsi contabiliza os prejuízos. Há 22 anos cultivando uva, o produtor não via um mês tão chuvoso como foi o de junho. O excesso de umidade trouxe problemas na produção.
Segundo a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, a Cati, na região de Jales choveu cerca de 94 milímetros. O excesso de chuva favorece o surgimento de várias doenças.
No sítio de Nilson são 3,5 hectares com quatro variedades da fruta. O prejuízo só não foi maior porque o filho do produtor realiza bloqueios constantes com defensivos agrícolas.
Em outra propriedade, o dono, Donizete Oliveira, até agora não teve prejuízos com o excesso de umidade. A conquista pode ser reflexo da pulverização que ele faz todos os dias na tentativa de evitar que a produção seja atacada por doenças.
No total são 2,5 hectares que recebem esse cuidado especial. Os cachos que estão ainda em desenvolvimento devem render uma boa produção. A colheita está prevista para as próximas semanas e Donizete está animado com a safra.  "Estou esperando um preço bom e que a colheita seja boa, com boa qualidade".
A safra de uva da região começa a ser colhida este mês e vai até novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário