MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Três bairros concentram maior parte dos casos de meningite em Salvador


Pau da Lima, São Caetano e Liberdade, bairros populosos, têm mais casos.
26 pessoas já morreram por todos os tipos da doença na Bahia neste ano.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia
Os bairros de Pau da Lima, São Caetano e Liberdade, em Salvador, concentram mais casos de contaminação por todos os tipos de meningite em toda a capital, segundo dados repassados nesta terça-feira (24) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Neste ano, 26 pessoas morreram na Bahia com a doença. Do total, a capital possui 13 casos.
O último ocorreu no dia 21 de julho (sábado) e teve como vítima um garoto de oito anos, morador do bairro São Caetano. Ele adquiriu o tipo C, considerado o tipo mais grave da doença, afirmou a Vigilância Sanitária na ocasião.
Vacina
A vacina contra a meningite C é de graça para crianças menores de um ano nos postos de saúde de todo o estado. A vacinação pode ser gratuita, além dessa faixa etária, apenas em casos de campanhas específicas, como a que ocorreu em Salvador no ano passado, que crianças e jovens de até 24 anos como público-alvo. Na rede particular, a vacina custa em média R$ 70.
Imunização
A criança de oito anos morreu no Hospital Couto Maia, especializado em infectologia, mas alunos e funcionários da escola em que ela estudava - a Cônsul Shindler -, da rede municipal, pediram a aplicação do procedimento de imunização para todos, cujo nome é profilaxia.
No entanto, Juarez Dias, coordenador da Vigilância de Emergência e Saúde Pública do Estado da Bahia, explicou que só as pessoas que tiveram contato próximo é que possuem o risco de contrair a doença. O objetivo do tratamento é matar a bactéria causadora da meningite. “É um antibiótico que mata a bactéria. O que protege mesmo [quem ainda não foi infectado] é a vacina, que só é disponibilizada pelo governo para menores de dois anos”, afirma Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário