MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de julho de 2012

Transplantes de órgãos aumentam 54% no primeiro semestre no Paraná


Segundo governo, foram realizados 190 cirurgias de janeiro a julho.
Transplante de rim foi o procedimento que cresceu, com 88%.

Do G1 PR

Transplantes de órgãos crescem 54% no Paraná, durante primeiro semestre de 2012 (Foto: Divulgação/AE Notícias)Transplantes de fígado foram de 30 na primeira
metade de 2011, para 43 nos seis primeiros meses
de 2012 (Foto: Divulgação/AE Notícias)
O número de transplantes de órgãos realizados no Paraná cresceu 54% no primeiro semestre de 2012, ante o mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram realizados 190 transplantes de janeiro a junho, contra 123 na primeira metade de 2011.
O transplante de rim foi o que mais aumentou, com 88%. Em segundo lugar, estão os transplantes de fígado, que foram de 30 procedimentos para 43 - um acréscimo de 44%. No primeiro semestre, 557 córneas já foram transplantadas.
Para a Central Estadual de Transplantes, o aumento se deve à melhoria na captação e transportes dos órgãos, às campanhas desenvolvidas no primeiro semestre e à utilização de aviões e helicópteros do governo no transporte dos órgãos. Segundo o governo, atualmente, o estado conta com 54 serviços credenciados para a realização de transplantes de órgãos e tecidos.
Para ser doador, basta comunicar a família, pois a doação de órgãos só acontece após autorização familiar.
Região Metropolitana
A Região Metropolitana de Curitiba pode contar com mais 84 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Sistema Único de Saúde (SUS) no segundo semestre. São 40 leitos para adultos, 29 neonatais e 15 coronarianas. As vagas estão em processo de credenciamento junto ao Ministério da Saúde.
Segundo Secretaria de Estado da Saúde, o objetivo é melhorar o atendimento ao desafogar os serviços hospitalares especializados em Curitiba, que hoje recebem pacientes dos 29 municípios da região metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário