MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de julho de 2012

Trabalho de geóloga vira museu em Uberaba, MG


Acervo é composto por peças recolhidas durante a vida de irmã dominicana.
Museu funciona dentro de uma capela no Bairro Abadia em Uberaba.

Do G1 Triângulo Mineiro

Irmã se dividiu entre vida no convento e academica (Foto: Reprodução/TV Integração)Freira dividiu a vida do convento com a vida
acadêmica (Foto: Reprodução/TV Integração)
Uma história que poucas pessoas conhecem em Uberaba, no Triângulo Mineiro. No Bairro Abadia, considerado o mais populoso da cidade, existe um museu que fica dentro de uma capela e guarda um acervo de importância regional e nacional.
Fotos, livros e equipamentos em exposição no museu mostram parte dos mais de 50 anos de dedicação à ciência da Irmã Maria de Loreto Gebrin Loreto, uma freira de 94 anos, dividiu a vida do convento com a vida acadêmica.
Doutora pela Universidade de Sorbonne, na França, a freira também é geóloga. “A contribuição que dei não foi muito científica, mas sim, pelo lado da educação do município. Até hoje quando saio as irmãs não gostam de vir comigo, porque sempre encontro minhas alunas já senhoras”, lembrou Loreto.
A aposentadoria tardia foi em 2002, aos 84 anos. Com isso todo o acervo da geóloga foi doado ao Museu da Capela da Igreja Nossa Senhora das Dores. Irmã Loreto voltou para o Brasil na década de 50 levando um pouco da história de cada canto que visitou. A viagem foi feita de navio para levar os mais de 100 quilos de bagagem com fragmentos da vida terrestre.
Com uma coleção composta por pedras preciosas em estado bruto, mais de 30 variações de quartzos, rochas, lavas de vulcão e fósseis, os objetos em exposição encantaram o geólogo Luís Carlos Borges, que faz parte de uma nova geração. Esse contato permite que ele, interaja com o passado da evolução do planeta. “A gente fica sabendo as várias etapas do processo geológico, o que aconteceu, os eventos vulcânicos, as formações do ambiente tanto da terra como dos organismos. É uma contribuição fantástica”, afirmou o geólogo.
A coleção vai muito além das rochas e minerais, são 1500 itens. Irmã Loreto reuniu ao longo dos anos pedaços do calçamento do interior de um palácio da Roma Antiga, da entrada de templos e até alguns objetos de mais de quatro mil anos. “Doei para o museu para que isso tenha utilidade hoje para os estudantes”, disse a irmã.
O Museu da Capela fica na Praça Tomás Ulhôa, nº 360, Bairro Abadia. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 8h às 12h. A entrada é R$ 3 e a visitação de grupos deve ser agendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário