MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Suspensa a emissão de carteira de identidade no Maranhão


Secretaria de Segurança faz ajuste para cumprir lei nacional de gratuidade.
Suspensão é válida até a próxima segunda-feira (23) em todo o estado.

Do G1 MA

Identidade (Foto: De Jesus/O Estado)Serviço de emissão de carteiras deve ser retomado
na próxima semana (Foto: Biné Morais/O Estado)
A emissão de carteiras de identidade está suspensa em todo Maranhão até a próxima segunda-feira (23). A determinação da secretaria de Segurança Pública do Estado, foi devido à publicação da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, no Diário Oficial da União, que tornou gratuita a emissão da 1ª via do documento em todo país.
A delegada-geral de Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Resende Meneses, informou ao G1, que a decisão da Secretaria de Segurança Pública partiu do princípio de 'se fazer cumprir a lei', já que no Estado, o serviço era pago.
"A Secretaria de Segurança Pública tinha um contrato com uma empresa que prestava esse serviço. O Valor dos usuários que procuravam por ele era repassado à empresa, mas com a determinação federal, temos que fazer cumprir a lei. E é isso que será feito pelo secretário Aluísio Mendes", garantiu a delegada.
Segundo Cristina Meneses, ainda nesta sexta-feira (20), o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, se reunirá com a governadora Roseana Sarney para buscar soluções para o impasse.
Enquanto isso, a emissão de carteira de identidade no Maranhão está suspensa até a próxima segunda-feira (23).
Sobre a lei
A alteraçao da Lei n° 7.116, de 29 de agosto de 1983, que institui a emissão de Carteira de Identidade no Brasil, foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (19).
No documento, a presidenta da República, Dilma Rousseff, sanciona a Lei n° 12.687, que estabelece em dois artigos, a gratuidade da primeira emissão da Carteira de Identidade em todo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário