MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sobe e desce no preço do mamão preocupa agricultores do ES


Agricultores do estado estão abandonando o cultivo do fruto.
Com o preço oscilando muito, fica difícil planejar as lavouras.

Do Globo Rural

O agricultor Antônio Pignaton produziu mamão durante seis anos em Sooretama, norte do Espírito Santo, mas desde o ano passado, ele desanimou da atividade.
Insatisfeito com o baixo preço do fruto, o produtor decidiu tomar uma atitude radical e cortou todos os 10 mil pés de formosa, que deram lugar ao cafezal. “O café dá estabilidade na hora de guardar, não precisa ter pressa para vender”, conta.
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Mamão, a Brapex, estima que houve uma redução de mais de 30% na área plantada nos últimos quatro anos. Cerca de 100 produtores desistiram da cultura.
O que desanimou foi o preço do mamão, que é muito instável. Para se ter uma ideia da variação, dois meses atrás o quilo do fruto era vendido por R$ 0,15, hoje está valendo R$ 1,20.
Mesmo com um mercado tão instável, o produtor Aroldo Cunha continua apostando no fruto. “Se deixar se abater por causa de uma crise, o produtor sai mesmo do mercado, precisa acreditar. Hoje o mercado está altamente compensador”, afirma.
O Espírito Santo é o segundo maior produtor de mamão do país. A Bahia é o primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário