MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Santa Casa do Pará registra mais um caso de escalpelamento


O motor da embarcação estava com o eixo desprotegido.
É o oitavo caso de acidente com o eixo do motor registrado este ano.

Do G1 PA

Deu entrada nesta quinta-feira (12) na Fundação Santa Casa de Misericórdia, em Belém, uma adolescente vítima de escalpelamento. É o oitavo caso de acidente com o eixo do motor registrado somente este ano na instituição.
O motor da embarcação estava com o eixo desprotegido. Com a força do motor, o couro cabeludo da jovem foi totalmente arrancado (Foto: Ascom/Governo do Estado)O motor da embarcação estava com o eixo desprotegido. Com a força do motor, o couro cabeludo da jovem foi totalmente arrancado (Foto: Ascom/Governo do Estado)
De acordo com Fundação, a irmã da vítima relatou que no início da tarde da ultima quarta-feira (11), a adolescente apanhou o barco da família para visitar parentes em uma localidade próxima de onde mora. O motor da embarcação estava com o eixo desprotegido e embora a vítima estivesse com os cabelos presos, por acidente acabou tendo parte deles soltos e sugados pela engrenagem. Com a força do motor, o couro cabeludo da jovem foi totalmente arrancado.
Socorro Ruivo, coordenadora do Programa de Assistência Integral às Vítimas de Escalpelamento (Paives), diz que essa é a terceira vítima vinda do município de Igarapé-Miri e que, apesar das constantes campanhas de prevenção, os acidentes continuam acontecendo. “Este ano já foram oito casos desse tipo. Precisamos intensificar as campanhas de conscientização de cobertura do eixo do motor e garantir um maior comprometimento das prefeituras das regiões ribeirinhas no sentido de fiscalizar e educar seus moradores” destaca.
A coordenadora do Paives alerta, ainda, que no mês de julho, quando o número de viagens para as localidades ribeirinhas aumentam, são feitas campanhas permanentes de prevenção. A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), juntamente com a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, Defensoria Pública e outros órgãos de governo, também desenvolve, dentro da Operação Verão, uma campanha de combate ao escalpelamento. “Intensificamos as ações educativas, com distribuição de fôlderes, cartazes e palestras em vários municípios”, informa.
Segundo o Paives, as ocorrências de escalpelamento ao longo de todo o ano de 2011 chegaram a nove, e este ano, somente no primeiro semestre, chegaram a oito casos com esta última ocorrência. “Atribuímos a reincidência desses acidentes à falta de conhecimento das pessoas e também à negligência dos que já tem acesso à informação e mesmo assim não adotam as medidas de prevenção”, analisa a coordenadora.
No Pará, entre os anos de 1982 e 2012 foram registrados mais de 250 casos de escalpelamento, ocorridos na mesorregião do Marajó, região metropolitana, nordeste e Baixo Tocantins. A Fundação Santa Casa, desde 2001, é referência estadual na assistência às vítimas de escalpelamento, por meio do PAIVES, que garante assistência integral, humanizada e multidisciplinar aos pacientes e acompanhantes.
Proteção do motorCom o objetivo de combater o escalpelamento nos rios do Pará, a Marinha do Brasil faz doação do protetor para o eixo do motor das embarcações. Para o capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Francisco Pereira Valle, a parceria com a Fundação Santa Casa reforça as ações de prevenção que a Marinha faz nas comunidades ribeirinhas da Amazônia. “O transporte de pessoas em barcos é muito comum no Pará, e desde 2001 a Marinha atua no combate a este tipo de acidente. Instalamos, sem custos e sem punição para quem ainda não o fez, a proteção do eixo do motor e, para isso, basta que os proprietários de embarcações entrem em contato com qualquer navio da Marinha, pois todos eles são equipados com o material necessário para esse serviço”, esclareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário