MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de julho de 2012

Queda na produção de girassol faz o preço subir em SP


Muitas lavouras foram prejudicadas pelo mofo branco.
Doença prejudica o desenvolvimento da planta.

Do Globo Rural

O fungo é o terror da plantação de girassol. Ele causa o mofo branco, doença que devasta a lavoura.
A praga rouba os nutrientes da planta e as sementes não se desenvolvem. Para evitar a contaminação, o recomendado é a rotação de área, alternando as culturas. Além disso, é preciso usar sementes certificadas e o tempo também tem que ajudar.
O outono chuvoso com altas temperaturas trouxe doença para a lavoura, mas os agricultores que esperaram um pouco mais para plantar se deram melhor. As plantas cresceram mais saudáveis, ficaram mais bonitas no campo e no bolso do produtor.
Este ano, o agricultor Izidoro Travagim trocou a área e plantou um mês depois do que normalmente fazia. A estratégia deu resultado, bem no ano em que o preço da saca com 30 quilos da semente disparou. "Foi vendido a R$ 32 o ano passado, este ano estão falando em R$ 80 porque não tem girassol em lugar nenhum", conta.
O mofo branco atacou também lavouras de Goiás, outro importante estado produtor de girassol. Segundo o agrônomo Chukichi Kurozawa, consultor do Globo Rural, a recomendação é fazer o tratamento do solo com controle biológico, utilizando um fungo chamado trichoderma. Na dúvida, é importante procurar a ajuda de um agrônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário