MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Problema técnico deixa clientes da TIM sem web 3G no Distrito Federal


Empresa informou que problema foi causado por instabilidade em plataforma.
Anatel suspendeu a venda de chips da Tim e de outras duas operadoras.

Do G1 DF
Clientes da empresa de telefonia móvel TIM tiveram problemas ao longo desta sexta-feira (20) para acessar o serviço de internet 3G da companhia no Distrito Federal. De acordo com a assessoria de imprensa da TIM, as dificuldades de acesso ao serviço de dados ocorreram devido à instabilidade em uma das plataformas da operadora.

A TIM também informou que a falha foi causada por um "problema pontual e isolado" e que técnicos da operadora estavam trabalhando para restabelecer o serviço o mais rápido possível.

O G1 entrou em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde o início da manhã desta sexta, mas foi informado no começo da noite que não seria possível verificar a abrangência da falha nos serviços da TIM.

A bancária Aline Falcomer trabalha no Setor Hoteleiro Sul, área central de Brasília, e ficou sem acesso à internet no celular por mais de seis horas. Segundo ela, que costuma usar a internet móvel para checar e-mails e entrar em redes sociais, o serviço da TIM costuma funcionar bem no local onde trabalha. “Por volta de 10h vi que o sinal parou. Só voltou depois de 16h30”, disse.

Suspensão
Nesta quarta-feira (20), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu suspender a venda de chips da Tim a partir da próxima segunda (23) em 18 estados e o Distrito Federal. As operadoras Oi e Claro tiveram a venda suspensa em cinco e três estados, respectivamente.

A TIM considerou a medida da Anatel "extrema e anticompetitiva".“Tal medida desproporcional da Anatel certamente afetará a competição no setor de telecomunicações no País em beneficio de alguns concorrentes e em prejuízo aos mais de 200 milhões de usuários [de telefonia móvel no país]”, declarou a empresa em comunicado.

A operadora, que conta com 68 milhões de clientes, argumentou que tem se destacado nos indicadores de qualidade de rede e desempenho de atendimento da Anatel (IDA). A operadora informou ter reduzido em 36% a taxa de reclamações no primeiro trimestre de 2012 em relação a igual período do ano passado.

“Nos últimos quatro anos, a companhia investiu cerca de R$ 3 bilhões ao ano na melhoria de sua capacidade e expansão de rede”, ressalta a empresa. De acordo com a TIM, no triênio que vai até 2014, a companhia aplicará em infraestrutura cerca de 80% dos R$ 9 bilhões previstos para investimentos no Brasil.

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