MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Postos telegráficos da Comissão Rondon são tombados pelo Iphan RO


Estação em Vilhena está em péssimas condições de conservação.
Em Ji-Paraná, prédio abriga um museu.

Alessandra Curado Do G1 RO

Antigo prédio telegráfico em Vilhena (Foto: Iphan/Divulgação)Antigo prédio telegráfico em Vilhena (Foto: Iphan/Divulgação)
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou nesta quinta-feira (12) o tombamento dos prédios das antigas estações telegráficas instaladas nos municípios de Vilhena e Ji-Paraná, em Rondônia. As estações foram construídas no início do século 20 pela Comissão Rondon, formada pelo Marechal Cândido Rondon, um dos maiores sertanistas brasileiros.
A notificação do tombamento foi recebida pela Superintendência do Iphan em Rondônia após a publicação no Diário Oficial da União no final do mês de junho . De acordo com o documento, os monumentos devem ser preservados e restaurados pela União devido ao “elevado valor histórico”.
A superintendência do órgão em Rondônia já lutava pelo registro nacional dos postos telegráficos desde 2007. “O tombamento nacional já é uma grande vitória para a história de Rondônia. O próximo passo é arregaçar as mangas e partir para os projetos de restauração, revitalização e musealização das edificações, que já estão bem deterioradas”, diz o superintendente do Iphan em Rondônia, Beto Bertagna.
Em Ji-Paraná, posto telegráfico é um museu (Foto: Iphan/Divulgação)Em Ji-Paraná, posto telegráfico é um museu
(Foto: Iphan/Divulgação)
A antiga estação telegráfica localizada em Vilhena abrigava o Museu Rondon, desativado por falta de estrutura desde 2011. Já o posto de Ji-Paraná, em melhor estado de conservação, resguarda o Museu das Comunicações. “A partir de agora, as duas estações estão sob proteção da União e devem ser avaliadas pelos técnicos do Iphan para receberem uma reforma em sua estrutura, restaurando as suas características originais”, salienta Bertagna.
De acordo com o Iphan, os prédios devem ser restaurados no início do próximo ano.
Tombamentos federais em Rondônia
Em todo o estado, apenas o Real Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques - redescoberto pelo próprio Marechal Rondon durante a comissão para a instalação telegráfica no século 20- e os oito primeiros quilômetros da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, faziam parte da lista de tombamentos federais no Livro do Tombo Histórico do Iphan.
De acordo com o instituto, o tombamento é resultado de um processo de interesse coletivo em conservar a memória expressa nesses bens culturais e está previsto em lei brasileira desde a constituição de 1934. “O tombamento nada mais é do que o instituto jurídico que determina a proteção nacional dos bens culturais e estabelece regras de que forma dará a tal proteção”, explica o superintendente do Iphan em Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário