MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de julho de 2012

Polpa de açaí produzida em Porto Velho está imprópria para consumo


Todas as amostras analisadas foram reprovadas, diz Vigilância Sanitária.
Orientação é para que a população evite o consumo por dois meses.

Flaviane Azambuja Do G1 RO

Açaí produzido em 12 estabelecimentos está contaminado (Foto: Larissa Matarésio/G1)Açaí produzido em 12 estabelecimentos está contaminado (Foto: Larissa Matarésio/G1)
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho realiza, desde 2011, análises em amostras da polpa de açaí vendida na capital. Segundo o médico veterinário do departamento de vigilância sanitária da capital Eleildon Mendes, responsável pelo projeto, 12 amostras de açaí produzidas na cidade foram analisadas entre abril e julho deste ano e todas foram reprovadas. A maioria, contaminada por coliformes fecais.
O diretor-geral da vigilância sanitária em Porto Velho, Ronald Gabriel, afirma que em 2011, 25 amostras foram coletadas e apenas duas foram aprovadas. “Nós estamos orientando a população para que evite o consumo do açaí em Porto Velho, por pelo menos dois meses. Não há outro jeito. Atualmente, não há nenhum estabelecimento que venda açaí completamente livre de contaminação”, garante Ronald.
Maus hábitos de higiene e falta de capacitação são os principais fatores para esse resultado, segundo Eleildon Mendes. “Nós analisamos o trabalho dos batedores de açaí. São mais de 30 cadastrados na Vigilância Sanitária. Grande parte não toma os cuidados básicos, como lavar as mãos ao preparar a polpa, manter os utensílios de preparo limpos. Ações simples que poderiam evitar esse resultado tão ruim”, afirma.
Açaí produzido por Salomão Fernandes foi reprovado (Foto: Flaviane Azambuja/G1)Açaí produzido por Salomão Fernandes foi reprovado
(Foto: Flaviane Azambuja/G1)
Salomão Fernandes Nunes trabalha há 20 anos vendendo açaí. Em 2011, a polpa que ele produz foi uma das aprovadas nos testes, mas neste ano seu produto foi reprovado. Apesar de garantir que mantém todos os cuidados necessários de higiene em seu estabelecimento, o vendedor não sabe a que atribuir esse novo resultado.
Na próxima semana, uma equipe da Vigilância Sanitária da capital deve se reunir com produtores de polpa de açaí. Entre os assuntos, serão discutidos o resultado da análise que reprovou 100% das amostras e o que pode ser feito para reverter esse quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário