MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Poetas repentistas competem em festival em Fortaleza


O evento acontece nos dias 18 e 19 de julho no BNB Clube Aldeota.
Festival Violas e Repente terá competição de seis duplas.

Do G1 CE

João Paraibana é um dos repetentistas que participa do concurso (Foto: Divulgação)João Paraibana é um dos repetentistas que
participa do concurso (Foto: Divulgação)
Poetas repentistas participam nas noites desta quarta-feira (18) e quinta-feira (19) do Festival Violas e Repente em Fortaleza. O evento será realizado na sede do clube do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), no Bairro Aldeota, e integra as atividades do aniversário de 60 anos do BNB.
O festival vai contar com seis duplas competidoras, que vão improvisar ao som da viola dinâmica. A apresentação do evento será feita pelo apresentador do Programa Ceará Caboclo, Dílson Pinheiro, e pelo presidente do Clube da Viola, Orlando Queiroz. A cantoria do repente teve início no Nordeste brasileiro em meados do século XIX e foi se difundido pelo sertão, onde acabou ganhando mais força e vem sobrevivendo há décadas como importante elemento da cultura nordestina.
O repente é uma espécie de batalha entre dois cantadores, que utilizam um tema em comum para desafiar um ao outro. O canto é acompanhado da viola, geralmente de sete a 10 cordas. Não importa a beleza da voz ou a afinação, o que vale é o ritmo e a agilidade mental que permita o oponente recuar apenas com a força do discurso.
Serviço
Festival Violas e Repente
Dias: 18 e 19 de julho;
Horário: 20h;
Local: BNB Clube Aldeota (Avenida Santos Dumont, 3646);
Informações: (85) 4006.7200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário