MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pipas já causaram mais de 200 desligamentos na rede elétrica


Segundo a Celpa, os incidentes ocorreram nos primeiros do mês de junho.
Empresa alerta para cuidados com a segurança na hora da brincadeira.

Do G1 PA

Dois acidentes com pipas foram registrados este ano, em Belém, informou a concessionária de energia, nesta quarta-feira (4). A divulgação alerta para os perigos comuns nesta época do ano, quando muitas pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, empinam as pipas para se divertir.
Crianças devem evitar empinar pipas perto da rede de energia (Foto: Elivaldo Pamplona/O Liberal)Crianças devem evitar empinar pipas perto da rede de energia (Foto: Elivaldo Pamplona/O Liberal)
A brincadeira divertida pode acabar em tragédia, se as pessoas não tomarem os devidos cuidados. Para a Celpa, há duas preocupações: a segurança das pessoas e os problemas na rede elétrica.
Em janeiro deste ano, a Celpa registrou um acidente com duas vítimas em Belém. De acordo com a assessoria da empresa, um curto-circuito provocado por pipa rompeu um cabo elétrico de média tensão (13,8 kV). A fiação atingiu a sacada de uma casa, onde estavam uma mulher de 37 anos e o filho, de 4.
Por sorte, os dois não tiveram ferimentos graves. No entanto, no ano passado, também em Belém, um jovem morreu enquanto empinava pipa com um fio de cobre, material altamente condutor de energia. Além das tragédias pessoais, o prejuízo também pode ser coletivo, se a rede elétrica for desligada.
A Celpa informou que somente nos primeiros 20 dias de junho deste ano, já foram registrados 215 ocorrências de falta de energia relacionadas com pipa, na região metropolitana de Belém. Conforme dados da Celpa, a frequência de desligamentos provocados pela brincadeira costuma se multiplicar no mês das férias escolares.
A assessoria da empresa disse que no mês de julho do ano passado, as pipas foram responsáveis por cerca de 45% de todos os desligamentos ocorridos em Belém. Por isso, a Celpa orienta que lugar de empinar pipa é em locais abertos e onde não haja fluxo de pessoas ou motos.
“Quem empina pipa em locais inapropriados corre risco de levar uma descarga elétrica, ser atropelado ou ainda provocar acidentes com pessoas que estiverem transitando pelo local, como ciclistas e motoqueiros”, divulgou a empresa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário