MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Paraguai declara embaixador da Venezuela como 'persona non grata'


Ministério também ordena retirada de embaixador paraguaio em Caracas.
Nota aponta 'graves evidências de intervenção' em assuntos internos.

Do G1, com agências internacionais
A ministra da Defesa do Paraguaia, María Liz Garcia, durante entrevista na terça (3) em que divulgou vídeo que mostra suposta ingerência do chanceler venezuelano no país (Foto: AFP)A ministra da Defesa do Paraguaia, María Liz Garcia,
durante entrevista na terça (3) em que divulgou vídeo
que mostra suposta ingerência do chanceler
venezuelano no país (Foto: AFP)
O governo do Paraguai declarou nesta quarta-feira (4) como 'persona non grata' o embaixador da Venezuela no país e ordenou a retirada do chefe da delegação diplomática paraguaia em Caracas, segundo um comunicado de seu Ministério das Relações Exteriores.
O comunicado afirma que a decisão foi tomada ante "as graves evidências de intervenção por parte de funcionários da República Bolivariana da Venezuela em assuntos internos da República do Paraguai".
A nota informa que o governo do país "determinou nesta data a retirada de seu embaixador credenciado perante o governo venezuelano", Augusto Ocampos.
"Além disso, em conformidade com o previsto na convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, o Estado paraguaio declarou persona non grata o embaixador da Venezuela no Paraguai, José F. Javier Arrúe de Pablo", acrescenta o comunidado que explica que o diplomata "já não está no país".
A decisão foi tomada um dia após a ministra da Defesa do Paraguai, María Liz Garcia, ter divulgado um vídeo em que o chanceler venezuelano Nicolás Maduro aparece em um encontro com altos militares paraguaios pouco antes da destituição do então presidente Fernando Lugo.
A ação está sendo interpretada por autoridades paraguaias como um caso de ingerência da Venezuela em sua política interna. Para o novo governo, Maduro teria tentado arquitetar uma intervenção das Forças Armadas do Paraguai para impedir a destituição de Lugo.
O vídeo teria sido gravado no dia 22 de junho, horas antes do Senado aprovar o impeachment de Lugo, por câmeras do Palácio do Governo. A câmera que fez a gravação não registra sons.
O governo venezuelano nega a ingerência. O próprio Maduro havia desmentido ter participado de reunião antes da divulgação do vídeo.
Ele havia viajado ao Paraguai integrando o grupo de chanceleres da Unasul (União das Nações Sul-Americanas).
A Venezuela anunciou no dia 24 de junho a retirada de seu embaixador no Paraguai, assim como o corte de exportação de petróleo ao país por causa do que qualificou como um 'golpe de Estado' a Lugo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário