MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pacientes do DF entram na Justiça para conseguir exame de coração


Nos últimos 4 meses, 16 pessoas acionaram a Defensoria para conseguir o exame.
GDF diz que falta de matéria-prima parou setor que faz a cintilografia.

Do G1 DF

Pacientes do Hospital de Base de Brasília entram na Justiça para fazer exame de cintilografia do coração, conta reportagem do Bom Dia DF. Nos últimos quatro meses, 16 pessoas procuraram a Defensoria Pública para resolver o problema. Treze levaram o caso à Justiça.
Por meio de imagens, a cintilografia do coração permite o diagnóstico de doença arterial.
De acordo com a Secretaria de Saúde, desde fevereiro o setor de medicina nuclear do Hospital de Base está parado porque falta matéria-prima para a realização dos exames. Enquanto isso, cerca de 700 pacientes aguardam na fila de espera.
"O problema de manutenção já foi resolvido. O problema é a empresa que realiza o transporte do material radioativo de São Paulo para Brasília, mas amanhã (quinta) estará aberta a licitação para a contratação da empresa. É um tipo de transporte especial, que não pode ser qualquer tipo de empresa e por isso a demora", explicou secretário-adjunto de Saúde Elias Miziara.

O Hospital de Base realizava até 150 exames de cintilografia por mês. Quando o exame voltar a ser feito, a unidade vai precisar de cerca de seis meses para normalizar a situação, sem levar em conta os novos pacientes.
Uma paciente que não quer ser identificar tenta fazer o exame de cintilografia no Hopsital de Base há um ano e meio. O médico pede urgência porque a paciente, que já teve um infarto, corre risco de morte.
A mulher guarda os papeis que comprovam as reclamações feitas na Secretaria de Saúde e até o processo em que entrou na Justiça. “Existem pacientes de alto risco, como eu, que aguardam há alguns anos esse exame. Quando aparece vaga, é pra quem está morrendo”, fala. “Meu maior medo é que da próxima vez não haja tempo de salvar minha vida”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário