MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de julho de 2012

No CE, plantio consorciado aumenta a produção e melhora a renda


Agricultores do sul do estado apostam no plantio do limão com mamão.
Produtores chegam a faturar cerca de R$ 8 mil por mês.

Do Globo Rural
No sítio Terra Verde, a oito quilômetros de Barbalha, sul do Ceará, há 14 hectares de limão consorciado com mamão. O agricultor Francisco Lima trabalha no local desde o início da plantação, há quatro anos. Hoje vê autosustentabilidade no projeto, garantindo a renda dele e de outras famílias.
O consultor em fruticultura Francisco Brito foi contratado para dar um trato ambientalmente correto ao solo que, no período de seca, requer duas horas de irrigação por aspersão, diariamente.
Diferentemente de outras culturas, os animais podem pastar dentro da roça sem destrui-la. As ovelhas, por exemplo, ajudam a eliminar plantas invasoras, que comprometem o desenvolvimento da fruticultura.
No sítio Terra Verde, só de limão, a média de produtividade chega a duas toneladas em cada hectare. Por semana, quase uma tonelada da fruta vai para supermercados de Juazeiro do Norte, Crato e Fortaleza.
Com o plantio consorciado de limão e mamão, os produtores do cariri cearense chegam a faturar cerca de R$ 8 mil por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário