MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Na Bahia, a falta de chuva afeta até quem tem lavouras irrigadas


Os poços estão secando e é preciso cavar cada vez mais fundo.
Trabalho de perfuração ficou mais caro e mais demorado.

Do Globo Rural

A queda na colheita de milho e feijão passa de 80%, de acordo com os cálculos dos produtores da região de Irecê, no sertão da Bahia.
Colheita por lá só de cenoura, mesmo assim, apenas nas propriedades que souberam racionar a água dos poços.
Em uma delas, por exemplo, o produtor reduziu a área plantada em 50%. Em uma outra não houve redução, a cenoura brotou, mas não se desenvolveu.

Há pivôs de irrigação desativados há mais de dois meses. A região de Irecê tem cerca de 15 mil poços subterrâneos, mas pelo menos a metade não consegue nem molhar a terra.
A água está cada dia mais distante da superfície e o trabalho de perfuração ficou mais caro e mais demorado.
O geólogo Gilvan Andrade mostra em um mapa que o aquífero da região não é dos menores, mas não há estudo sobre o volume armazenado. As causas da redução da água já foram identificadas.

“Nós estamos tendo uma super exploração do aquífero e não está havendo recarga. A gente está tirando, inclusive, muito acima daquilo que está repondo, então, o nível do lençol está descendo bruscamente", explica.

Segundo Gilvan, só há uma maneira de se conviver com o problema. “O que a gente recomenda é que cada um faça a sua parte, que não façam a super exploração. Se possível, neste segundo semestre, o ideal é irrigar pouco ou não irrigar nada”

Nenhum comentário:

Postar um comentário