MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de julho de 2012

Na BA, abacaxi imperial torna-se boa alternativa de cultivo


Variedade da fruta é mais resistente às doenças.
Quem já iniciou a plantação, comprova as vantagens e o lucro.

Do Globo Rural

Em Coração de Maria, no leste da Bahia, Fred Rios é pioneiro no cultivo do abacaxi imperial. Ele iniciou a plantação há nove anos com menos de mil pés e ao longo do tempo produziu mais de 400 mil pés da planta. Fred exporta a produção para a China e vende parte para o mercado paulista.
Hoje, por conta da seca na região, o produtor resolveu investir na produção de mudas irrigadas. Em três meses conseguiu vender mais de 100 mil mudas a R$ 2 a unidade. Segundo Fred, o abacaxi imperial tem muitas vantagens, a principal delas é que a variedade dispensa o uso de agrotóxicos.
O abacaxi imperial foi obtido há 14 anos por pesquisadores da Embrapa. Em Coração de Maria, o cultivo vem sendo incentivado pela EBDA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. Atualmente, cerca de 30 produtores do município aderiram ao cultivo da nova variedade e esse número só não é maior porque a oferta de semente ainda não é capaz de atender toda a procura.
O cultivo do abacaxi imperial é o recomeço de uma atividade que já foi forte em Coração de Maria. Na década de 70, o município chegou a liderar a produção de abacaxi em todo o estado, mas devido à fusariose, fungo que deprecia o fruto, muitos produtores deixaram a cultura de lado.
O engenheiro da EBDA diz que a fusariose pode infectar até 40% das mudas e causar a morte de 20% delas no campo. O cultivo do abacaxi imperial, segundo Expedito Santana, é economicamente mais vantajoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário