MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Monumento maçônico em praça intriga moradores de Manaus


Muitos não entendem o motivo e como foi financiado o monumento.
De acordo com o Implurb, obra foi financiada pela Maçonaria.

Mônica Dias Do G1 AM
Obelisco foi construído para homenagear obras filantrópicas maçônicas (Foto: Mônica Dias/G1 e Fernanda Brandão)Obelisco foi construído para homenagear obras filantrópicas maçônicas (Foto: Mônica Dias/G1 e Fernanda Brandão - Divulgação)
Na segunda semana de julho, um monumento maçônico foi instalado na rotatória do Eldorado, localizada no Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul da capital. A obra é um obelisco, monumento comemorativo típico do Antigo Egito, e não tem nenhuma placa de identificação ou homenagem, apenas o símbolo da Maçonaria. A falta de explicação para o novo elemento no local deixou muitas pessoas curiosas e dividiu opiniões.
A peça deixou a estudante de Letras, Valquíria Luna, 21, confusa. “Moro perto da área e quando vi aquilo fui pega de surpresa. Não entendi a finalidade, não sei quem está bancando aquilo e, aparentemente, ninguém da Prefeitura está se esforçando para explicar à população o que um monumento maçônico está fazendo em um local público”, disse a universitária.
A publicitária Fernanda Brandão, 25, também não sabe muito sobre o monumento, mas o considera positivo. “Eu acho super válido. Sobretudo numa cidade católica/evangélica. Mesmo a maçonaria não sendo uma religião, é uma manifestação espiritual e eu sou a favor do sincretismo”, disse.
Já o funcionário público Magno Corrêa considera um abuso. “Esse tipo de coisa é visto como normal e não pode acontecer. O que eu vejo naquilo é um grupo usando o dinheiro público para se promover disso e a sociedade se cala. Ao mesmo tempo, ainda tem muita gente que nem sabe o que maçonaria significa. Eu respeito os maçons, mas praça não é outdoor nem propriedade privada”, disse.
Homenagem às obras filantrópicas
O G1 entrou em contato com o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) para descobrir o motivo da instalação, mas a única informação que a assessoria tinha era de que o Instituto liberou a obra e quem financiou foi a Maçonaria.
A reportagem procurou Tufi Salim Jorge Filho, venerável mestre da loja maçônica Esperança e Porvir, a mais antiga do Amazonas, que completará 140 anos no dia 6 de outubro. Segundo ele, o obelisco foi construído pela Grande Loja Maçônica do Amazonas com o objetivo de homenagear as obras filantrópicas e mostrar à população o que é a maçonaria.
“A Maçonaria é uma ordem universal filosófica e filantrópica formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana sob a tríade: liberdade, igualdade e fraternidade. Nosso objetivo é apenas prestar uma homenagem às boas ações maçônicas. A rotatória do Eldorado foi escolhida por ser um local onde passa um fluxo grande de pessoas”, disse. De acordo com Tufi Salim, uma cerimônia de inaguração está sendo planejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário