MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mensalão 'não existiu', diz defesa de Marcos Valério


Dono de agência de publicidade é um dos 38 réus na ação do mensalão.
Advogado Marcelo Leonardo diz que espera 'julgamento técnico' no STF.

Do G1 MG

Marcos Valério durante depoimento à CPI dos Correios, em 2005 (Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)Marcos Valério durante depoimento à CPI dos
Correios, em 2005 (Foto: Antonio Cruz / Agência
Brasil)
O advogado Marcelo Leonardo, que defende Marcos Valério no processo do mensalão que corre no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou ao G1 que o "fato não existiu".
A partir de 2 de agosto próximo, a Corte começa a analisar se condena ou absolve os envolvidos no esquema que, segundo a Procuradoria Geral da República, consistiu no desvio de recursos para o pagamento de propina a políticos em troca de apoio ao governo no Congresso.
Marcos Valério, um dos 38 réus do processo, é acusado de ser o operador do esquema e repassar recursos a políticos, além de desviar verbas de contratos públicos. Para a defesa, a acusação “é improcedente”. “O procurador-geral não conseguiu provar que o Marcos Valério criou o esquema”, disse Marcelo Leonardo, em referência à acusação de que o mensalão foi ideia de Valério.
O advogado falou ainda que confia em um "julgamento técnico" no Supremo. “Acredito que o Supremo, fiel à sua tradição jurídica, vai fazer um julgamento técnico, respeitando a Constituição e as leis.”

Veja abaixo os principais trechos da entrevista.
A denúncia é improcedente, pois o Ministério Público Federal não conseguiu demonstrar as acusações contidas na denúncia. O procurador-geral não conseguiu provar que o Marcos Valério criou o esquema."
Marcelo Leonardo, advogado de Marcos Valério
G1 - O mensalão existiu?
Marcelo Leonardo - Em torno deste assunto há uma defesa de 150 páginas. A resposta é que este fato não existiu.

G1 - Qual sua expectativa para o julgamento?
Marcelo Leonardo - Eu confio no Supremo Tribunal Federal (STF) e acredito que o Supremo, fiel à sua tradição jurídica, vai fazer um julgamento técnico, respeitando a Constituição e as leis.

G1 - Qual o legado do julgamento?
Marcelo Leonardo - Nós só podemos falar sobre isso depois que ele acontecer.

G1 - Qual sua avaliação a respeito da denúncia, que aponta Marcos Valério como o operador do mensalão? O procurador-geral diz que o seu cliente criou o esquema, o que tem a dizer?
Marcelo Leonardo - A denúncia é improcedente, pois o Ministério Público Federal não conseguiu demonstrar as acusações contidas na denúncia. O procurador-geral não conseguiu provar que o Marcos Valério criou o esquema.

G1 - E sobre os outros processos aos quais Marcos Valério responde, acredita que uma condenação no mensalão pode levá-lo a condenações posteriores nos demais processos?
Marcelo Leonardo - Eu entendo que não, pois cada processo é individual. E deve ser julgado segundo as acusações e as provas neles constantes.
G1 - Então o senhor acredita que ele não será prejudicado nos outros processos, caso ele seja condenado no mensalão?
Marcelo Leonardo -
Eu espero que não.
G1 - O que mudou na vida de Marcos Valério após as denúncias? Continua com as empresas de publicidade?
Marcelo Leonardo -
Em virtude da publicidade opressiva, as duas agências de propaganda onde ele trabalhava tiveram que fechar as suas portas. Sendo que eram as duas maiores agências de Minas Gerais e estavam entre as maiores do Brasil, tendo vários clientes públicos e privados.
G1 - Como vai se preparar para o julgamento?
Marcelo Leonardo -
A tarefa que eu tenho é acompanhar o julgamento e fazer uma sustentação oral pelo prazo de uma hora. Essa sustentação é uma síntese à defesa escrita apresentada ao Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário